Inspira Santa Marta Hotel – O Primeiro Boutique Hotel Sustentável

por marketing
101 visualizações

O Inspira Santa Marta Hotel foi o primeiro boutique hotel sustentável em Lisboa. Tem desenvolvido um caminho único e diferenciador no que refere à sustentabilidade no sector da hotelaria, tendo sido premiado como Melhor Hotel Eco/Green de Luxo pelo World Luxury Awards em 2018 e 2019.

Patrícia Marques, Sustainability & Development Manager, partilhou connosco o percurso e práticas de hotel que já é considerado uma referência tanto a nível nacional como internacional. Falámos sobre o conceito de Green Hotel, de que forma sustentabilidade está presente no dia-a-dia do Inspira Santa Marta Hotel e ainda sobre o seu compromisso social.

boutique hotel sustentável

Qual é a história do Inspira Santa Marta Hotel?

O Inspira Santa Marta Hotel foi inaugurado em 2010, após três anos de reabilitação total de um edifício original dos finais do séc. XVII, localizado na zona histórica da cidade de Lisboa, e cujos traços característicos foram preservados, com a manutenção da fachada principal e a integração de uma área de construção nova, que criou um conjunto que, de alguma forma, recria e vivência do quarteirão que o edifício ocupa.

Como projecto pioneiro e inovador pelo seu conceito de sustentabilidade no sector da hotelaria de cidade, o Inspira foi o primeiro boutique hotel sustentável em Lisboa, criando uma visão inovadora da hotelaria e sendo “first mover” para uma preocupação que hoje, dez anos depois, é absolutamente presente e relevante para todas as áreas de negócio.

A conquista de um nicho de mercado preocupado com as questões da sustentabilidade, nas suas diferentes vertentes, foi um grande desafio, algo que ainda era novo em Portugal e que no mercado global do sector da Hospitality, se começavam a dar os primeiros passos na introdução desta preocupação com a sustentabilidade e, numa altura em que o mundo e em especial a Europa atravessava uma situação sócio-económica muito desfavorável, devido à crise económica que se verificou em 2008.

Ao longo destes 10 anos de existência e tendo a Sustentabilidade como um dos pilares fundamentais da sua estratégia de desenvolvimento, a marca Inspira tem desenvolvido ao nível das diferentes áreas da sustentabilidade um caminho único e diferenciador no sector da hotelaria, sendo hoje considerado uma referência a nível nacional e internacional.

O Inspira Santa Marta é o primeiro hotel do grupo Inspira Hotels, estando em desenvolvimento a abertura de duas novas unidades na cidade de Lisboa, para os próximos anos. Sendo a Sustentabilidade um pilar fundamental da Inspira Hotels, todo o conceito e Know-how está na base do desenvolvimento dos novos projetos, desde os processos utilizados na reabilitação dos edifícios, ambos com relevância histórica, como na escolha e reaproveitamento de materiais, utilização de tecnologia mais eficiente, sem descorar a envolvente com a comunidade local.

 

O Inspira Santa Marta Hotel foi premiado como Melhor Hotel Eco/Green de Luxo pelo World Luxury Awards em 2018 e 2019. O que significa este conceito de “Green Hotel”?

A criação de um conceito de hotel ecologicamente sustentável significa ter a sustentabilidade como valor base e transversal a todo o projeto, ligando-o desde edifício, à equipa e a toda a cadeia de valor do hotel. A sustentabilidade é colocada no centro da estratégia do negócio de um ponto de vista holístico, sendo sentida e vivida por toda a organização, onde se incluem também todos os stakeholders que partilham o mesmo propósito.

Na definição da sua estratégia de gestão, o Inspira pretendeu equilibrar os aspetos sociais, ambientais e económicos, tendo em conta a cadeia de valor e envolvendo ativamente todos os seus parceiros na implementação de soluções alternativas, com preocupações ambientais e com a comunidade, sem descurar os melhores produtos, serviços e experiências ao seus clientes.

O que vos motivou a ser um espaço sustentável que privilegia o respeito e preocupação ambiental e social?

Uma das principais motivações na criação de um modelo de turismo mais responsável, foi a consciência do impacto que o turismo tem a nível ambiental, social e económico, na sociedade e no mundo. Acreditamos que, a nível global, o desenvolvimento do Turismo e do setor hoteleiro em particular, terá que passar, inevitavelmente, pela adoção de práticas mais sustentáveis.

Outra das motivações passou pela definição clara de um propósito da marca, em torno da sustentabilidade, com a capacidade de unir todas as partes interessadas num mesmo objetivo, trazendo para si uma vantagem competitiva na perceção da marca, assegurando o seu crescimento e tentando criar um modelo de mudança de paradigma na indústria do Turismo. Através do seu propósito sustentável, a marca consegue entender o impacto real gerado pela sua atividade, contribuindo para  a criação de valor e bem-estar da sociedade onde se insere, funcionando como um transformador, tanto para a empresa quanto para todo o ecossistema que a envolve.

 

Que práticas sustentáveis do dia-a-dia do hotel podemos destacar?

A adoção de práticas sustentáveis, sempre foi uma preocupação do Inspira e, algo que foi projetado desde o início da conceção do conceito do hotel e que implementamos diariamente, nas mais diferentes áreas da nossa atividade.

O Inspira Santa Marta Hotel define metas de sustentabilidade ambiental e faz a sua monitorização, com o objetivo de diminuir a sua pegada de carbono, reduzindo e promovendo a utilização eficiente dos recursos naturais, evoluindo sempre para melhorias, tendo por base a informação que recolhe das métricas avaliadas.

Podemos destacar, entre outras, na fase de construção a opção por materiais e isolamentos mais sustentáveis como a madeira, utilizada na decoração do lobby e a cortiça utilizada no pavimento de alguns quartos, a reciclagem dos resíduos da construção, a adoção de materiais de origem local, e a opção por soluções que promovam a redução dos consumos e a longevidade de materiais e equipamentos.

A nível energético a utilização de energia elétrica obtida de fontes 100% renováveis, iluminação LED, painéis solares para aquecimento de águas sanitárias, sensores de iluminação nas áreas públicas e lobby iluminado com luz natural e reaproveitamento de fontes térmicas para aquecimento de água.

A nível hídrico a colocação de redutores de caudal em todas as torneiras, autoclismos de dupla descarga, torneiras com sensores, sistemas de doseamento de detergentes e produtos de higiene e limpeza ecolabel e biodegradáveis.

Ao nível da gestão de resíduos, o nosso trabalho diário inicia-se na prevenção da sua produção, e sensibilização para a redução. Promovemos e sensibilizamos os nossos clientes para a separação seletiva dos resíduos produzidos, quer seja nos quartos, quer nas áreas públicas e para a redução do desperdício alimentar nos buffets de pequeno-almoço e almoço. Adotamos procedimentos paper less, desde a abertura do hotel, nos vários departamentos e através nas nossas salas de conferências e reuniões, auditório com o conceito green mettings, sensibilizando os nossos clientes em todas as fases da sua estadia, para a adoção dos mesmos procedimentos.

Ao nível da redução do plástico, referir a existência de doseadores de amenities nos quartos, sistema próprio de engarrafamento da nossa água em garrafas de vidro reciclado e reutilizável e substituição no restaurante e bar das palhinhas de plástico por palhinhas de massa, 100% biodegradáveis. Na cobertura do edifício dispomos de quatro hortas urbanas onde plantamos alguns legumes e ervas aromáticas utilizadas no nosso restaurante e bar.

Os nossos hóspedes têm um papel fundamental no sucesso da implementação das  medidas de sustentabilidade que adotamos, sendo nossa missão promover e sensibilizar para a mudança de comportamentos. Com a sua estadia, os nossos hóspedes podem apoiar projetos sociais, participar nas nossas iniciativas internas e contribuir com 0,20€ (incluído no valor da sua tarifa), no apoio a  projetos de compensação de carbono relacionados com o combate às alterações climáticas, refletindo a compensação de parte da sua pegada de carbono, da viagem e estadia que realizam.

Este é um processo em constante evolução e que envolve toda a equipa, além de parceiros com quem tentamos desenvolver novas opções e soluções para redução de consumos, otimização de recursos e redução da pegada de carbono.

boutique hotel sustentável

 

A política de sustentabilidade do Inspira Santa Marta Hotel já lhe conferiu diversas premiações e certificações. O que significam estas distinções para o hotel? De que forma vos motiva a fazer mais e melhor?

Todos os Prémios e certificações conquistadas ao longo dos anos são um inequívoco reconhecimento do nosso compromisso para com a sustentabilidade e o reflexo de todo o empenho e trabalho desenvolvido nas diferentes áreas de sustentabilidade.

Significam uma vantagem competitiva e um incentivo para continuarmos a inovar e a criar um caminho único na sustentabilidade na hotelaria de cidade, continuando a ser uma referência e a consolidar um dos pilares fundamentais de desenvolvimento da marca Inspira e, que caracteriza o seu ADN.

 

Que tipo de serviços disponibilizam aos vossos hóspedes?

O Inspira Santa Marta Hotel tem 89 quartos concebidos e decorados segundo os princípios do Feng Shui e os seus cinco elementos: Terra, Fogo, Água, Metal e Árvore. Dispõe de sete suítes, dois quartos adaptados a pessoas com mobilidade reduzida e quartos adaptados a pessoas com alergias, sendo especialmente equipados e limpos, utilizando um sistema recomendado e certificado pela ECARF (Centro Europeu de Pesquisa em Alergia).

Dispõe ainda de cinco salas de reunião com capacidade máxima para 110 pessoas, um auditório com capacidade para 48 pessoas, onde poderá realizar as suas reuniões segundo um conceito inovador Green Meetings.

Um Urban Bar e um restaurante de gastronomia portuguesa, o Open Brasserie Mediterrânico, certificado “Glúten Free” pela Associação Portuguesa de Celíacos e com um conceito gastronómico assente na cozinha mediterrânica, apostando em produtos nacionais, locais e de época e oferecendo opções vegan, vegetarianas ou sem lactose.

Uma zona de SPA com várias salas de tratamento e um Wellness Center com sauna, jacuzzi, banho turco e uma sala de fitness totalmente equipada.

O hotel possui ainda um parque de estacionamento com 87 lugares, entre os quais  lugares reservados a veículos eléctricos.

sala reuniões hotel

 

Relativamente ao vosso compromisso social, que iniciativas têm desenvolvido?

São muitos os projetos sociais nos quais a marca Inspira se têm envolvido ao longo dos anos. Destacamos o apoio à ONG Pump Aid através de donativos resultantes da venda da nossa água, contribuindo para o fornecimento de água potável e construção de poços em comunidades em África, que necessitam e que não têm acesso a água potável e saneamento.

Para além do acesso à água potável, esta nossa parceria apoia programas de educação para a saúde e nutrição, bem como estimulação do empreendedorismo na comunidade, criando empregos e potenciando as economias locais em países em desenvolvimento, nomeadamente, no Malawi, um dos países mais pobres do mundo. Esta foi uma iniciativa que implementamos desde a abertura do hotel e até ao momento, o Inspira já co-patrocinou a instalação de sete bombas de água.

Apoiamos muitas outras instituições sem fins lucrativos através de donativos, tempo e com os nossos recursos. Destacamos a promoção do trabalho de duas instituições nacionais, a APPDA Lisboa e a Fundação Rui Osório de Castro, na receção do hotel e cujas receitas revertem na íntegra para apoio aos seus projetos, assim como integrámos na decoração do SPA do hotel, algumas peças de cerâmica produzidas por crianças, jovens e adultos autistas da APPDA Lisboa. Destacar também a parceria com o programa HOSPES by AHP, através do projeto We Share, que consiste na doação de materiais ainda em bom estado de conservação, tais como: mobiliário, equipamentos de cozinha, equipamentos eletrônicos, roupas de cama e wc, palamenta, entre muitos outros, a instituições de ação social que deles necessitam.

No entanto, o nosso compromisso social inicia-se internamente e, ao longo dos anos, muitos têm sido os projetos desenvolvidos com a nossa equipa. De destacar, o projeto Inspira One, no qual o hotel identifica e apoia uma necessidade social interna de um colaborador e/ou sua família.

Foto Perfil ISM

Patrícia Marques

Patrícia Marques integra a equipa do Inspira Santa Marta, em 2018, com a função de Sustainability & Development Manager. Tem 39 anos, é natural de Setúbal e é formada em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-Industrial pela Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências e Tecnologia. Recentemente, concluiu o curso Purpose Driven Business na Católica Lisbon School of Business and Economics. É responsável pelo departamento de sustentabilidade do hotel, tendo como principal função o desenvolvimento e acompanhamento da Política de Sustentabilidade em toda a operação, fazendo a ligação com todos os departamentos e partes interessadas, envolvendo toda a equipa e os Clientes no mesmo propósito. É ainda responsável pela coordenação e acompanhamento dos processos de certificação ao nível da qualidade e sustentabilidade.

news

Artigos Relacionados

Scroll Up