3Ciclo Moda Sustentável – Alda Ruivo

por Marta Belchior
65 visualizações

Alda Ruivo é responsavel pela criação de uma marca de roupa em 2ª mão, a 3ciclo, que tem como objetivo promover a economia circular, reduzir o consumo e reutilizar os materiais. Ao falar com a Alda conseguimos perceber mais sobre o seu projeto.

Como surge a 3Ciclo e qual a origem do seu nome?

A minha avó materna era costureira modista e tinha 8 filhos. Eu sou a 3ª filha dum casal com 3 raparigas. A  roupa passava de uns para os outros e muitas vezes era transformada em roupa nova. Cresci a assistir a  projetos de reciclagem e recriação de roupa. Aprendi algumas noções de costura com a minha avó e com a minha mãe e eu própria também já fiz várias peças para mim e para oferecer. A ideia de criar a 3ciclo surge com o nascimento do meu filho. Eu, as minhas amigas e familiares criamos um ciclo de troca de roupa. Ainda assim, sobrava sempre muita roupa porque os miúdos nascem em alturas diferentes do ano e crescem muito depressa. Além disso, sempre que altero alguma peça, por norma essa passa a ser a que o meu filho mais gosta. 

Paralelamente a indústria da moda é uma das mais poluentes e vivemos numa altura em que assistimos ao incentivo ao consumismo e à cultura do fastfashion. Senti a necessidade de fazer alguma coisa para que o meu/nossos filho/filhos e netos tenham um planeta mais saudável. Por isso resolvi meter mãos à obra e ajudar da maneira que conseguir.  

Em relação ao nome, achei que necessitava de uma marca com um símbolo simples, com a qual os miúdos se identificassem e que ao mesmo tempo passasse a mensagem dos objetivos do projeto. Fiz alguma pesquisa e lembrei-me de um triciclo. Comecei a trabalhar no logotipo com o Moisés Oliveira do Núcleo Digital e 3 dias  depois encontrei um triciclo de madeira na rua sem uma roda. Achei muito engraçada a coincidência. Ficou 3ciclo que é uma abreviatura de triciclo. O meu amigo Henrique Silva que é professor na escola na Artesãos de Lisboa, restaurou o triciclo e hoje faz  parte da nossa decoração da loja/atelier físico.

Como tem sido a adesão por parte do consumidor?

Estamos na fase de crescimento. Abrimos a 15 de agosto. No primeiro mês convidamos os amigos para nos ajudar a melhorar o site e assim foi. Na prática começamos a trabalhar em setembro. Sendo uma loja online é  necessário apostar forte na divulgação. Dentro do nosso orçamento é o que temos feito. O ritmo de  crescimento tem aumentado de mês para mês. Estamos animados e motivados para continuar! É uma micro empresa, dentro dos recursos que temos, apostamos na qualidade e simplicidade do serviço, na  qualidade das peças que vendemos e na originalidade de algumas peças. E isso tem dado frutos.

 

Em que medida a 3Ciclo contribui para a sustentabilidade?

A 3ciclo ajuda a promover o consumo sustentável e a economia circular através dos produtos que compramos e vendemos. Estamos focados também em promover práticas sustentáveis e consciencializar para a necessidade de todos nós tomarmos esta questão da sustentabilidade com uma questão pessoal. Consumir de uma maneira cada vez mais consciente, reduzir o consumo e reutilizar materiais para bem do Planeta e de todos os que cá vivem.

 

Como é que as pessoas podem participar ativamente nesta economia circular através da 3ciclo?

Na 3ciclo as pessoas podem vender ou doar as roupas que já não servem às suas crianças e podem  também comprar novas peças que elas necessitem. Deste modo estão a promover a economia circular, sustentabilidade e ao mesmo tempo a poupar algum dinheiro para gastarem com as crianças no que mais gostam, por exemplo em atividades lúdicas ou culturais. No caso das doações estão a contribuir  para melhor a vida de algumas crianças também, uma vez que a doação reverte em dinheiro para apoiar uma das instituições que constam no nosso site.

Quais os próximos passos para este projeto?

A previsão de aumento de compra de roupa em segunda mão nos próximos 10 anos é de 17%.Queremos  continuar a crescer e ajudar a aumentar este valor.  

Acredito que a sustentabilidade tem uma dependência direta da emoção, economia e ecologia de cada um de  nós. Por isso queremos ajudar também nesta parte. Ajudar a arranjar em conjunto soluções de  sustentabilidade que sejam ecológicas para todas as pessoas. Ou seja, cada vez que alguém vai comprar um  produto sustentável ou reciclado, perceba e sinta que está perante a melhor compra, sendo os parâmetros: qualidade, tendência/trend, valor e sustentabilidade. É necessário que cada um de nós torne esta questão pessoal, a leve para dentro de casa e para fora também, em todos os sectores da economia. Que cada dia seja um bom dia para ajudar. Só deste modo podemos reverter a situação crítica em que se encontra o Planeta. 

 

Onde é que as pessoas podem adquirir os vossos produtos?

As pessoas podem adquirir os nosso produto no nosso site https://3ciclo.pt e na nossa loja/atelier física  na Rua Padre António Bianchi Nº88, 2600-605 Castanheira do Ribatejo.

Na adolescência tirou o curso de nadador salvador com o objetivo de ajudar a proteger as praias da Ericeira, vila que a viu nascer desde 1973. Serviu Portugal durante 7 anos, exercendo a função de condutora de articulados e gestão de frota no Exército Português. Adquiriu conhecimentos em várias áreas de negócio no setor das telecomunicações o que deu uma visão holística de grande utilidade para a função de Gestão de Projetos que desempenhou nas Direções de Consumer da NOS através da Rhmais, saiu após 13 anos. 

Frequentou o curso de Psicologia Social e Organizacional do ISCTE. Reforçou conhecimento em áreas do seu interesse e importantes para o projeto que desenvolve atualmente através dos diversos cursos. Hoje aplica tudo o que aprendeu para continuar a desenvolver o seu projeto que é a 3ciclo, uma loja de roupa em segunda mão de criança com consciência sustentável.  

Tem como bandeira a sustentabilidade, a nossa e a do planeta e como lemas: “As crianças em primeiro!” e “Juntos somos mais”.

subscrever newsletter

Artigos Relacionados