O Chico da Fruta – Os Cabazes de Frutas e Legumes Frescos

por marketing

Preocupamo-nos cada vez mais com a nossa alimentação. Queremos saber a forma como os alimentos são produzidos e tratados até chegarem a nossa casa.

À conversa com Nelson Gomes, fomos perceber o que compõe os cabazes d’O Chico da Fruta, como são selecionados os produtos e onde podemos encomendar para os receber no conforto e segurança do nosso lar.

O Chico da Fruta: como surgiu e em que consiste este projeto?

O Chico da Fruta surgiu pela vontade de levarmos a casa de todas as famílias frutas e legumes frescos, de pequenos produtores, minimizando o tempo entre a “terra” e o “prato” e ainda garantindo a frescura e qualidade máxima.

 

O que podemos encontrar nos cabazes d’O Chico da Fruta? Como é feita a seleção dos alimentos que compõe os cabazes semanais?

Nos cabazes d’O Chico da Fruta podemos encontrar muita variedade dos produtos da época e que as famílias mais consomem. De forma a termos alguma flexibilidade, permitimos duas trocas e também temos alguns produtos extras que se podem adicionar ao cabaz. A seleção de todos os produtos é feita manualmente, com muito amor e carinho.

 

Qual considera ser a motivação das pessoas para comprar alimentos frescos diretamente aos produtores? Sente que a pandemia enfatizou esta procura?

Acreditamos que cada vez mais as pessoas se preocupam com a frescura, qualidade e proveniência de tudo o que consomem, e o facto de saberem que estão a comprar produtos de pequenos produtores, sentem-se mais seguras, e depois de experimentarem sentem também a grande diferença na qualidade dos produtos. Este era um movimento que já vinha a acontecer cada vez com maior expressão e a pandemia veio acelera-lo pela comodidade e segurança das entregas ao domicilio ou local de trabalho, evitando deslocações desnecessárias e poupando também tempo.

 

De que forma a preocupação com a sustentabilidade está presente no seu negócio?

A preocupação com a sustentabilidade está presente desde o 1º dia deste projeto. Os nossos cabazes são entregues em caixas de cartão, que vamos recolhendo, higienizando e reutilizando semana após semana. Decidimos também abolir a utilização de plásticos, e apenas os utilizamos quando não temos alternativa. Alguns estudos indicam também que o facto de concentrarmos as entregas por zona, se traduz na redução de até 80% das emissões de CO2, comparativamente ao que seria emitido caso as pessoas se deslocassem individualmente.

 

Como caracterizam o vosso público alvo? Sentem maior procura por parte de pessoas que demonstrem preocupação com o seu tipo de alimentação?

O nosso público-alvo são as famílias que procuram qualidade e frescura dos produtos que consomem, a preços justos, e a conveniência de poderem encomendar de forma rápida e simples e receber em casa ou no trabalho, sem terem de se deslocar ou perder tempo a selecionarem todos os produtos. Estimamos que a visita ao supermercado para selecionar e comprar o conteúdo do cabaz semanal demoraria entre 45 minutos e 1 hora e 30 minutos.

 

 

Qual a característica do seu negócio que sente ser mais valorizada pelos clientes? Porquê?

É-nos difícil fazer essa avaliação, mas o feedback que temos dos nossos clientes é: os produtos são realmente de qualidade superior, o atendimento ao cliente, a simpatia dos nossos motoristas, o facto de avisarmos o horário previsto da entrega no dia anterior, o preço ser equivalente e às vezes até mais baixo do que o que estavam habituados a gastar no supermercado/mercado. São tudo aspetos valorizados e que se traduzem na satisfação e fidelização dos nossos clientes.

 

Como podemos encomendar o cabaz d’O Chico da Fruta? Quando é feita a entrega?

As encomendas neste momento podem ser feitas através do nosso WhatsApp. Encomendas até às 12h são entregues no dia seguinte, de acordo com a nossa rota de distribuição definida e disponibilidade. Entregamos todos os dias de terça-feira a sábado. Temos também a hipótese de adicionar os clientes a uma lista semanal ou quinzenal, de forma a terem o seu cabaz sempre reservado.

 

De momento a distribuição dos cabazes é feita na Grande Lisboa. Ambiciona expandi-la para todo o país?

Acabámos de abrir as entregas para os concelhos de Amadora, Barreiro, Cascais, Loures, Oeiras e Sintra e neste momento estamos concentrados em chegar a mais famílias na área da Grande Lisboa. Sempre com a mesma qualidade e rigor do 1º dia.

Nelson Gomes
Formado em Gestão de Empresas, com experiência profissional no retalho alimentar e na relação com o consumidor. Nelson tem 32 anos e paixão por uma alimentação saudável,  baseada no consumo de frutas e vegetais, e o desejo de aproximar os consumidores aos pequenos produtores, levou-o a abraçar o projeto do Chico da Fruta.

Artigos Relacionados