Onyria Quinta da Marinha Hotel instala 553 painéis fotovoltaicos rumo a um turismo mais sustentável

O aproveitamento da energia solar vai permitir ao Onyria Quinta da Marinha Hotel uma redução de emissões de 94.188 toneladas de CO2/ano

por Marta Belchior

line no background news

O Onyria Quinta da Marinha Hotel acaba de instalar 553 painéis fotovoltaicos que vão ajudar a iluminar as instalações do hotel de cinco estrelas naquela que passará a ser uma operação mais amiga do ambiente. Estes painéis solares permitirão uma redução das emissões de dióxido de carbono de 94.188 de toneladas por ano.

Fruto de um investimento de cerca de 240 mil euros, estes painéis fotovoltaicos surgem de uma parceria com a EDP Energias de Portugal. Apenas uma pequena parte destes painéis, montados na cobertura superior do hotel, serão visíveis para os visitantes, mas os resultados estarão à vista de todos, essencialmente na iluminação dos espaços.

Os painéis fotovoltaicos estão a produzir, neste momento, 30% do nosso consumo de eletricidade. Quer dizer que com esta redução de consumo da rede, deixámos de ser consumidores intensivos de energia”, adianta Luís Tomé, Director de Manutenção do Onyria Quinta da Marinha Hotel.

A instalação dos painéis está integrada numa estratégia mais ampla do Onyria Quinta da Marinha Hotel para alcançar uma operação mais sustentável e amiga do ambiente: afinal, o hotel conta ainda com quatro carregadores de veículos elétricos, de forma a apoiar uma circulação mais limpa. Mas há mais: da eliminação dos processos de reserva em papel ao sistema de entrada nos quartos através de telemóvel (para evitar os cartões magnéticos), à substituição do plástico por bambu nos kits de higiene e o fim das unidoses de temperos e adoção de água filtrada nos serviços de bar e restaurante.

O Onyria Quinta da Marinha Hotel promove, ainda, uma série de atividades com contato direto com o exterior como nadar no lago, corridas e caminhadas e aulas de ioga nos amplos espaços exteriores. Localizado no Parque Natural Sintra-Cascais, o Onyria Quinta da Marinha Hotel convida a desfrutar da natureza e da tranquilidade com passeios de bicicleta, caminhadas e partidas de golfe no campo de 18 buracos, desenhado por Sir Robert Trent Jones.

subscrever newsletter

Artigos Relacionados