FCT NOVA promove masterclass e exposição “Por um mar sem plásticos”

Evento que terá lugar no dia 20 de abril contará com uma masterclass de Pedro Simão, coordenador do projeto Pacto Português para os Plásticos. O evento é gratuito.

por Marta Belchior

line no background news

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA promove no próximo dia 20 de abril, pelas 14h30, no edifício da Biblioteca, a masterclass de Pedro Simão, coordenador do projeto Pacto Português para os Plásticos no âmbito do evento “Por um Mar sem Plásticos.” Apresentar os objetivos da iniciativa e o progresso alcançado é objetivo da sessão.

Reunir figuras distintas da cadeira de valor nacional do plástico (Governo, produtores, retalhistas, entidades de reciclagem, universidades, ONG’s, associações e outros) para criar uma economia circular para os plásticos em Portugal é o grande objetivo da iniciativa do Pacto Português para os Plásticos. Se, por um lado, pretendem evitar que o plástico se converta em resíduo ou poluição, simultaneamente, promovem o diálogo e potenciam parcerias e colaboração.  Neste momento já existem mais de 100 entidades membro que se comprometeram a atingir cinco metas ambiciosas até 2025.

O Pacto Português para os Plásticos é liderado pela Associação Smart Waste Portugal, que pertence à Rede Internacional de Pactos para os Plásticos da Ellen MacArthur, fundação britânica determinada em construir uma economia circular. A iniciativa do Pacto Português para os Plásticos conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, e com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e Ação Climática; Ministério da Economia e Transição Digital; e Ministério do Mar.

“Queremos trazer uma maior consciencialização das problemáticas relacionadas com o consumo de plásticos e com a forma como está a afetar a vida no nosso planeta, principalmente a vida marinha”, explica Graça Martinho, professora e coordenadora do MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente) da NOVA School of Science and Technology. O evento é gratuito, mas exige inscrição prévia.

Paralelamente, também no edifício da Biblioteca, estará patente uma exposição que apresentará projetos do MARE e da APLM (Associação Portuguesa do Lixo Marinho) a abordar problemáticas como a dos microplásticos e da literacia oceânica.

subscrever newsletter

Artigos Relacionados