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A sustentabilidade não passa somente por encontrar alternativas ao uso de plástico ou reduzir o desperdício. Prende-se também com um estilo de vida mais simples e minimalista. E é precisamente esse conceito que defende a Alma de Alecrim.

À conversa com Filipa Gomes de Sousa percebemos a importância de olharmos para este outro lado da sustentabilidade. Falámos sobre simplicidade e minimalismo, empatia pelos outros e sentido de comunidade. Tudo isto representam pequenos passos que podemos dar para que a nossa vida na terra seja mais sustentável.

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Alma de Alecrim: nasceu a partir de um blogue que rapidamente cresceu e deu origem a uma loja online. De onde veio a ideia para este projeto e qual a origem do seu nome?

Eu e o Pedro (Cerqueira), meu marido, conhecemo-nos há pouco mais 5 anos, e sentimos necessidade de ter um projeto comum. O Pedro é fotógrafo, e acumulávamos fotografias das nossas viagens, das receitas que fazíamos juntos, e da nossa nova vida em comum. Sempre adorei as fotografias dele, mas tinha pena de ficarem “na gaveta”, e por isso decidimos partilhá-las. Eu sempre adorei escrever, juntámos fotografias e texto, e assim surgiu o blogue, como se fosse o nosso álbum de memórias!

O nome “Alma de Alecrim” foi pensado a partir da palavra “Alma”, que adoro mas porque, acima de tudo, descreve o que sinto quando escrevo. “Alecrim” veio do lado gastronómico que apaixona o Pedro: adora cozinhar e fotografar comida. 

Outros gostos comuns começaram a juntar-se a este conceito, como o minimalismo, o design, e a criatividade, e era frequente encontrarmos lugares ou objetos que admirávamos e “namorávamos” de longe.

Na altura eu trabalhava na indústria alimentar, mas já não era feliz nesse meio. Despedi-me e partimos à aventura!

Resolvemos avançar e abrir uma loja online, com objetos originais, com design, e que promovem uma vida mais simples. Ao mesmo tempo, começámos a sonhar com uma loja física, que abrangesse o conceito do blogue e da loja online.

 

Para além de loja online dispõe ainda de uma Concept Store no centro de Aveiro. Ambicionam abrir mais espaços físicos pelo país?

 Depois de uma experiência “Pop Up” de 4 meses dentro de outra loja, em dezembro de 2017 abrimos finalmente o nosso espaço actual, no centro de Aveiro, onde eu estou a tempo inteiro.

O Alma de Alecrim somos nós, é a nossa alma, e só faz sentido onde estivermos. Talvez por isso nunca tenhamos ponderado expandir. Por agora é em Aveiro, mas se um dia resolvermos mudar de cidade, o Alma de Alecrim irá certamente connosco!

loja física

 

Como é que incorporam a sustentabilidade neste vosso negócio?

Para nós a sustentabilidade é muito mais do que produzir e desperdiçar menos plástico e menos recursos naturais. Passa também por uma vida com mais empatia pelos outros, pelo sentido de comunidade, para que também a nossa vida na terra seja mais sustentável. Só quando nos respeitarmos uns aos outros é que podemos também respeitar a terra e o meio ambiente de uma forma natural.

A sustentabilidade esteve sempre no nosso conceito, desde o início. Não a sustentabilidade de encontrar alternativas para o plástico, ou a redução de desperdício, mas o conceito de uma vida mais simples e mais minimalista. Viver com menos coisas, comprar objetos úteis, de materiais naturais, com mais qualidade para que durem mais.

Mais tarde introduzimos produtos de consumo, de higiene pessoal, para a casa, para substituir o plástico descartável e produzir menos desperdício.

Na gestão do nosso projeto também adotámos algumas medidas, como o terminal multibanco sem papel, e, sempre que autorizado pelos clientes, o envio das faturas por email. Na loja online enviamos as encomendas em caixas e material de enchimento que reaproveitamos dos nossos fornecedores, ou que os clientes da loja física nos trazem. Estes são só alguns exemplos de medidas que vamos tomando, de uma forma natural e permanente.

 

Hoje a sustentabilidade está na ordem do dia e, por isso, têm surgido várias lojas com produtos considerados “mais verdes”. Qual o conceito diferenciador da Alma de Alecrim? De que forma se distingue da concorrência?

 Costumo dizer que não somos uma loja de produtos sustentáveis, mas uma loja que promove o minimalismo, com opções para uma vida mais simples e mais bonita. E a sustentabilidade é uma consequência desta filosofia, assim como o design.

É importante sentirmo-nos bem connosco e com as nossas escolhas, e é importante estarmos rodeados de boas energias. Não queremos que os nossos clientes sejam consumistas, mas queremos que quando têm de comprar algo, que esse objeto transmita essa energia positiva. E que quando têm de oferecer um presente, este seja útil, original e consiga realmente surpreender!

Neste mundo da sustentabilidade, já começamos a encontrar algumas alternativas mais diversificadas, mas têm surgido muitas lojas com os mesmos produtos, e tem sido difícil encontrar novas marcas. Tentamos sempre trazer marcas novas ou desconhecidas, e procuramos inovar no tipo de produtos, principalmente os que não são os óbvios das lojas “mais verdes”, mas que para nós fazem todo o sentido neste conceito. É o caso das sementes biológicas, ou dos totebags Alma de Alecrim, produto que surgiu em 2019, com motes que para nós são inspiradores. Neste momento vamos já na 3ª edição, com o mote “collect moments, not things”.

Mas há outros produtos que simplesmente nos trazem bem-estar e nos “abrem horizontes”, como é o caso das publicações estrangeiras e nacionais, nas áreas de lifestyle, sustentabilidade, gastronomia, fotografia, viagens e design, uma das mais recentes novidades da loja, e que visa trazer algo que não estava disponível em Aveiro (e que existe em poucos locais no nosso país).

Também o nosso próprio espaço físico nos diferencia das outras lojas de “produtos verdes”: concebemos a loja como um espaço de design. A loja é toda pensada como um todo, conjugando cores e produtos, para transmitir bem-estar, serenidade e inspiração a quem nos visita. Valorizamos as compras com (c)alma!

Para os pais que trazem as crianças, temos um espaço para que os mais pequenos possam brincar, enquanto os pais veem a loja calmamente e sem pressa.

(Por agora, devido à situação pandémica, este espaço está suspenso, mas voltará a estar disponível assim que for possível).

tote minimalista

 

Que produtos podemos encontrar na Alma de Alecrim e quais são as suas características? Têm algum best-seller?

Na loja temos uma imensa variedade de produtos. Produtos de higiene pessoal, produtos para a cozinha, detergentes super-concentrados em cápsula ou folha, artigos de decoração originais, estacionário, garrafas reutilizáveis térmicas e não térmicas, toalhas fouta ou hammam, produtos práticos para a casa, lancheiras, postais originais, sementes biológicas, publicações estrangeiras e nacionais, e muito mais!

Temos produtos reutilizáveis que substituem os convencionais produtos de plástico descartável. Sempre que possível os produtos são naturais, vegan, orgânicos, biodegradáveis e compostáveis.

Parte do nosso tempo é passado a “viajar” pelo mundo à frente de um computador, a descobrir novas marcas e produtos originais, que façam sentido para os nossos clientes, e que se encaixem no nosso conceito e no nosso espaço.

Os produtos que mais vendemos, com vendas se mantém constantes ao longo do tempo, são, por exemplo, as garrafas reutilizáveis da 24Bottles (térmicas e não térmicas), os champôs sólidos, os sacos de rede, as escovas dos dentes de bambu, entre outros.

Há produtos que entram na loja, e saem algum tempo depois para dar lugar a novidades. Mas há outros que temos desde sempre, que continuam a vender tão bem como no primeiro dia: é o caso da Capa de vaso em lã feltrada, de design sueco. São um êxito desde sempre, e continuam a encantar os nossos clientes!

 

Para além destes produtos dispõem ainda de experiências, com o intuito de minimizar o consumo de artigos físicos. Que tipo de experiências apresentam? Qual a que desperta maior interesse por parte do cliente?

Sim, criámos os workshops criativos, de Aguarelas, Escrita criativa, Ilustração, Encadernação, Colagens, Origami, e alguns mais pontuais.

Os workshops decorrem no espaço da loja, ao fim-de-semana. Neste momento, devido à limitação de pessoas no interior por causa da pandemia, os workshops estão suspensos por tempo indeterminado.

Outra experiência que temos são as sessões fotográficas outdoor, em parceria com o estúdio Plate.pt, o projeto fotográfico do Pedro. São momentos importantes das famílias que ficam registados para sempre.

 

Na vossa loja é possível encontrar um móvel para bookcrossing, onde permitem a troca gratuita de livros. De onde veio a ideia para esta iniciativa?

A ideia veio da quantidade de livros que tinha em casa, e que podia emprestar a alguém, que assim não tivesse de comprar. Qualquer pessoa, cliente da loja ou não, pode trazer um livro e levar outro. Ou trazer dois livros, e levar dois. A quantidade de livros foi aumentando, porque alguns clientes e amigos doaram livros ao nosso bookcrossing, ou trouxeram uns quantos e só quiseram levar um.

É um espaço muito apreciado pelos nossos visitantes!

 

Qual o perfil dos vossos clientes? O que sentem que estes mais valorizam na Alma de Alecrim?

Gosto de dizer que não atendo clientes, recebo-os no meu espaço, na minha “casa”. Os nossos clientes são pessoas que se identificam com o nosso conceito e a nossa filosofia, e que se sentem bem no nosso espaço. Valorizam a simpatia, a disponibilidade, e o conhecimento que lhes transmito sobre os produtos. Não sou nada “vendedora”, e quando não acho adequado não aconselho. Prefiro perder uma venda e ganhar um cliente satisfeito. Acredito que um negócio tem de ter bases sólidas, e para isso poderá demorar mais tempo a crescer. Clientes satisfeitos contam aos amigos e voltam a comprar. E isso é a melhor forma de fazer crescer um projeto de forma sustentável.

O que mais gosto no percurso que escolhi é esta interação com os clientes, as palavras que trocamos, a partilha de acaba por acontecer com muitos deles. E alguns hoje já são mais do que clientes, já são amigos!

Foto Perfil Loja Oline

Filipa Gomes de Sousa

Gosto do que é simples e descomplicado. Gosto de conversar, de ler e de escrever, de passear e de viajar, de conviver e de petiscar.
Sou licenciada em Bioquímica na Universidade do Porto, trabalhei 15 anos como responsável de qualidade em indústrias alimentares, mas em 2016 a minha vida deu uma grande volta, e finalmente tive coragem para mudar tudo. Em 2017 despedi-me e parti à aventura de criar o meu próprio negócio. Criei, juntamente com o meu marido Pedro (Cerqueira), o projeto Alma de Alecrim!
Uma das minhas paixões é o Alentejo: é o meu refúgio, o lugar onde reencontro sempre a paz e a inspiração.
Tenho sempre um sorriso para oferecer, e adoro receber os clientes e amigos no meu espaço, a loja Alma de Alecrim!

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