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entrega de embalagens de bebida

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Nos dois primeiros meses da segunda fase dos projetos “Quando do Velho se Faz Novo” e “Bebidas+Circulares” foram recolhidas mais de 500 mil embalagens de bebidas, entre garrafas de plástico PET, latas de metal e garrafas de vidro. Mais de 5 mil utilizadores já fizeram o registo online para aceder às plataformas nas quais os pontos acumulados podem ser trocados por prémios que apelam a comportamento sustentáveis. Estes são os principais dados de balanço da atividade entre janeiro e fevereiro das duas iniciativas que visam a preparação do futuro sistema de depósito a implementar no país.

Nas 23 máquinas de recolha automática instaladas em grandes superfícies comerciais, no âmbito do projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo”, foram entregues, até final de fevereiro, 186.285 embalagens para serem recicladas e darem origem a novas garrafas. Em janeiro foram devolvidas 62.810 embalagens e em fevereiro a devolução chegou às 123.475 garrafas de plástico PET. Relativamente à plataforma online de pontos, ao longo dos meses de janeiro e fevereiro foram registados 2.964 novos utilizadores.

Já a iniciativa “Bebidas+Circulares recolheu 152.235 embalagens em janeiro e 163.422 em fevereiro, contabilizando um total de 315.657 embalagens de bebidas entregues nas 10 máquinas de recolha automática localizadas no concelho de Lisboa. Na respetiva plataforma online de pontos registaram-se 2.150 novos utilizadores.

Promovidas pelo consórcio APED/APIAM/PROBEB, com diferente implantação geográfica e especificidades no âmbito das tipologias de embalagens aceites nas máquinas, as iniciativas “Quando do Velho se Faz Novo” e “Bebidas+Circulares” partilham o objetivo comum de incentivar e premiar a devolução de embalagens de bebidas não reutilizáveis para reciclagem e incorporação como matéria-prima na produção de novas embalagens de bebidas, visando promover a sustentabilidade ambiental através de uma economia mais circular.

O utilizador é convidado a colocar as embalagens e garrafas nas máquinas disponíveis para este efeito, obtendo um talão com um código QR que deverá ser registado na plataforma online. Cada embalagem vale um ponto. Em cada talão está definido o valor de pontos correspondente ao número de garrafas introduzidas. Pontos esses que podem ser trocados por prémios cujo objetivo é apelar a comportamentos mais sustentáveis dos consumidores.

Esta segunda fase de preparação para a implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas vai decorrer até 30 de junho de 2022. Na primeira fase destas iniciativas, implementadas entre 2020 e 2021, foi possível encaminhar para reciclagem mais de 500 toneladas de material, dando origem a material reciclado de elevada qualidade destinado à produção de novas garrafas de bebidas.

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