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Passaram 50 anos desde que a Henkel tem mostrado o seu compromisso com a sustentabilidade, contribuindo de forma significativa para as várias práticas realizadas, tanto ao longo de toda a cadeia de valor, como através de iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa. Para a Henkel, a sustentabilidade é um dos seus cinco valores corporativos e está enraizada no ADN da empresa.

Inovação sustentável, para os lares e para o planeta

Desde 1970, a Henkel Ibérica lançou numerosos produtos inovadores que significaram um progresso para a sustentabilidade e para o meio ambiente. Em 1970, e sob a marca Pritt, a Henkel lançou em Portugal a primeira cola em stick do mundo, facto que foi uma inovação para o mercado, tanto pelo seu mecanismo, como pela sua fórmula, uma vez que continha uma elevada percentagem de ingredientes de origem natural e isenta de solventesAtualmente, essa percentagem já é de 97% e a sua embalagem é feita com 65% de plástico reciclado pós-industrial. Entre outros lançamentos sustentáveis da unidade de negócio de Adhesive Technologies da Henkel, destaca-se também o corretor ECOmfort em 2010, com um involucro feito com 89% de materiais renováveis; ou o desumidificador Rubson, feito com 60% plástico reciclado em 2020. Ainda no setor industrial, a Henkel promove soluções sustentáveis como absorventes de som de aplicação líquida, tecnologia que reduz ruídos e vibrações nos automóveis, além de conseguir que a carroçaria seja 20% mais leve, facto que implica menor consumo de combustível e, portanto, emite menos CO2.

Em 1990, a Henkel começou a comercializar Persil no mercado português; a marca, reconhecida por desenvolver o primeiro detergente sem fosfato, tem trabalhado para reduzir o seu impacto no meio ambiente. Exemplo disso é a sua fórmula recentemente melhorada, Active Cleaning Plus, que é eficaz mesmo em água fria e a sua embalagem 100% reciclável.

A Henkel quis também tornar-se mais sustentável no mercado dos cosméticos, em que a tendência para os produtos sustentáveis e naturais aumentou exponencialmente nos últimos anos. A unidade de negócio de Beauty Care lançou, em 1991, a coloração capilar à base de plantas Igora Botanic, sob a marca Schwarzkopf Professional, apostando desde então em produtos sustentáveis e formulados à base em ingredientes de origem natural.

Entre as soluções sustentáveis mais recentes desta unidade de negócio destacam-se: a  marca de cabeleireiros profissionais Authentic Beauty Concept, baseada em fórmulas  veganas e cujas embalagens são recicláveis (2019); o relançamento das embalagens  Gliss, que são 100% recicláveis e feitas com até 97% de materiais reciclados (2021); o  lançamento da marca Nature Box com diferentes variedades de champôs em formato  sólido, que ajudam a reduzir a utilização de plástico, para além de possuírem fórmulas

veganas, sem sulfatos, silicones ou corantes artificiais (2021); e o desenvolvimento dos Beauty Sticks da marca Diadermine, feitos com 98% ingredientes de origem natural e embalagens feitas a partir de 100% plástico reciclado.

A sustentabilidade foi sempre um pilar fundamental para a Henkel e está enraizada no ADN da empresa desde a sua fundação. É por isso que em 1992 a Henkel publicou o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade; e em 2021, a empresa publicou a 30.º edição deste documento que reúne os seus progressos e iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa. Isto revela o compromisso com a transparência e a sustentabilidade que a Henkel mantém desde há 30 anos atrás.

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