Etiqueta:

mundo sustentável

Susana Soares, Marketing Director & Innovation Board da Fujitsu, fala-nos sobre a Fujitsu Uvance, uma nova marca global de negócios que pretende apoiar uma transformação para um mundo mais sustentável.

A Fujitsu lançou recentemente a nova marca global Fujitsu Uvance. No que é que consiste? E qual a origem do nome? 

A Uvance é uma nova marca global de negócios que pretende apoiar uma transformação para um mundo mais sustentável. 

A Fujitsu Uvance vem alavancar as capacidades tecnológicas e a experiência em resolução de desafios de negócio em sete áreas vitais, contribuindo para a realização do objetivo de “tornar o mundo mais sustentável e construir confiança na sociedade, através da inovação”.

A palavra “Uvance” incorpora o conceito de fazer todas as coisas (universal) avançarem (advance) numa direção sustentável. Isso demonstra a determinação da Fujitsu em “construir novas possibilidades conectando pessoas, tecnologia e ideias, criando um mundo mais sustentável onde qualquer pessoa pode realizar seus sonhos”.

 

A Fujitsu Uvance foca-se em 7 áreas chave de atuação diferentes para atingir um mundo mais sustentável. Fale-nos um pouco sobre cada uma delas. 

A Fujitsu Uvance desempenhará um papel central no crescimento da nossa empresa, abarcando sete áreas distintas. Quatro consistem em áreas de negócio verticais em todos os setores, que se relacionam com o estado ideal do mundo e as possíveis questões sociais que enfrentamos no presente e no futuro: “Produção sustentável”, “Experiência do consumidor”, “Vida saudável” e “Trusted Society”. Apoiando essas áreas verticais, e formando uma plataforma capaz de criar sinergias entre aplicações e realizar análise de dados, estão três áreas horizontais: “Mudanças Digitais”, “Aplicações de Negócios” e “Hybrid IT”.

O Covid-19 levantou questões fundamentais sobre os valores e estilos de vida das pessoas. Sente que a pandemia veio impulsionar a mudança para um mundo mais inovador e sustentável? 

A população mundial aumentou dramaticamente nas últimas décadas, apresentando grandes oportunidades e também uma série de desafios cada vez mais complexos, incluindo o aumento das disparidades socio-económicas e a crescente ameaça de desastres ambientais, exacerbados pelas mudanças climáticas. Ao mesmo tempo a pandemia revelou divisões e desigualdades em todo o mundo, levantando questões fundamentais sobre os valores e estilos de vida das pessoas, bem como desafios anteriormente imprevistos que ameaçam o futuro da humanidade e da Terra. Superar estes desafios exige aos líderes que rompam com o passado, traçando um novo rumo ousado em direção a um futuro mais brilhante, no qual a inovação ilumine o caminho.

Reconhecendo a importância deste momento crucial, a Fujitsu estabeleceu o seu novo propósito em 2020, trilhando um novo caminho em que o seu negócio contribua para uma sociedade ideal, num mundo mais sustentável. Ao antecipar os problemas que surgirão em 2030, a Fujitsu identificou sete áreas de foco principais para formar a base do Fujitsu Uvance.

 

Estão a acelerar a criação de cadeias de fornecimento seguras e resistentes e uma economia circular para alcançar a neutralidade de carbono. De que forma?

Ao mesmo tempo que contribuímos para a criação de uma sociedade descarbonizada através de tecnologias e serviços sustentados pela transformação digital, o objetivo da Fujitsu é alcançar zero emissões de CO2 até 2050. Antes disso, ao promovermos uma eficiência energética e o uso de energias renováveis, iremos procurar uma redução de 71,4% nos gases de efeito de estufa já em 2030 (em comparação com 2013). Temos ainda como objetivo promover um rácio de 40% de energias renováveis utilizadas nas empresas em 2030 e 100% até 2050. Até ao final de 2022, toda a energia elétrica necessária para operar os serviços Hybrid IT da cloud Fujitsu serão 100% provenientes de fontes renováveis de energia.

A Fujitsu estabeleceu os seus objetivos de trabalho em 2020, realizando grandes mudanças no seu negócio para criar uma sociedade melhor. Os problemas que a sociedade enfrenta são cada vez mais complexos. Com o “Fujitsu Uvance”, antecipamos os tipos de problemas que a humanidade enfrentará em 2030 e selecionamos as sete principais áreas de foco para desenvolver os nossos negócios de forma a tornar o mundo mais sustentável e, ao mesmo tempo, contribuir para a solução desses desafios.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) adotados pelas Nações Unidas em 2015 representam um conjunto de objetivos comuns a serem alcançados em todo o mundo até 2030. O objetivo da Fujitsu – “tornar o mundo mais sustentável, construindo confiança na sociedade através da inovação” – contribui para a visão de um futuro melhor, potenciado pelos ODS. Temos a responsabilidade e a capacidade de remover os obstáculos, para uma forma mais sustentável de viver, trabalhar e prestar serviços, por parte de organizações e indivíduos.

Quais os próximos passos para este projeto? 

Para comemorar este lançamento, a Fujitsu nomeou a sua “Torre Fujitsu Kawasaki” no Japão de “Torre Fujitsu Uvance Kawasaki”, um laboratório vivo que mostrará o potencial do mundo real das tecnologias que fazem parte das sete principais áreas de foco da empresa.

A Fujitsu também revelou uma nova identidade visual que coincidiu com a criação da Fujitsu Uvance, apostando na transformação contínua e num mundo mais sustentável – com contornos dinâmicos e fluidos, a nova marca simboliza o compromisso de longo prazo da Fujitsu com a força renovadora de transformação e com um ciclo virtuoso de sustentabilidade, através da acção e colaboração com clientes, para o melhor impacto na sociedade e no mundo.

Estamos desde já a desenvolver experiências de demonstração nestas sete áreas. Iremos apresentar tecnologias dentro e fora da empresa, como autenticação biométrica e Secure Internet Gateway para redes internas, permitindo que os colaboradores pratiquem e vivenciem essas tecnologias.

Susana Soares

Com mais de 20 anos de experiência em Tecnologias de Informação e Transformação Digital, ocupou cargos de Direção para a Gestão de Unidades de Negócio, Marketing, Estratégia e Inovação. Geriu equipas sedeadas em Portugal, na Europa, Médio Oriente, Índia e África.
Tem como missão apoiar a Gestão no desenho da estratégia e sua execução prática. Motiva-a a estreita colaboração com Clientes, empresas de vários sectores, que querem acelerar a inovação do negócio e a transformação cultural. É embaixadora da metodologia FUJITSU Human Centric Experience Design, uma abordagem única ao design thinking que acelera a mudança para um mindset digital.

subscrever newsletter

101 visualizações