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A SGS Portugal, líder mundial em inspeção, verificação, ensaios laboratoriais,  formação e certificação, que desenvolveu no ano passado o Programa de Certificação  de Serviços – Boas Práticas na Gestão de Riscos Biológicos, direcionado às organizações em diferentes áreas de atividade na Região Autónoma da Madeira e na  Região Autónoma dos Açores, está prestes a atingir uma centena de entidades  envolvidas neste importante processo de certificação. 

Esta solução da SGS Portugal visa avaliar o cumprimento dos requisitos de boas  práticas sanitárias e de segurança definidas pelas entidades oficiais de saúde, nacionais  e internacionais, na gestão de riscos biológicos. Com esta certificação, a organização  contribui não só para um maior sentimento de segurança por parte dos colaboradores  no seu local de trabalho, como também para um aumento do nível de confiança por  parte dos seus clientes e stakeholders nos serviços disponibilizados. Adicionalmente,  esta certificação internacional permite identificar facilmente todas as empresas do setor  do turismo que integram este programa, conferindo-lhes um selo de reconhecimento  público nestas boas práticas. 

Rui Cordeiro, SGS Azores and Madeira Manager, refere que “estamos neste  momento perto de atingir as 100 certificações, com mais 20 organizações em fase inicial  de procedimento e consulta. Num contexto em que a segurança sanitária assume uma  elevada importância para o relançamento dos destinos turísticos, este número revela a  crescente preocupação das organizações em reforçar a confiança dos turistas neste  momento de retoma e em atestar as boas práticas adotadas pelos principais players do  setor do turismo, tanto na Região Autónoma da Madeira, como na Região Autónoma  dos Açores”. 

Trata-se de uma Certificação de Serviço baseada numa Especificação Técnica que  considera critérios gerias e específicos direcionados a cada atividade, divididos nos  seguintes módulos: gestão e planeamento; segurança e saúde; controlo dos locais de trabalho; limpeza e desinfeção; manutenção de infraestruturas; monitorização; e, por  fim, testes. Sempre que garantidos e cumpridos os requisitos mínimos da certificação,  a SGS Portugal emite um certificado de cumprimento de boas práticas que a  organização poderá afixar em vários locais, como prova do empenho e dedicação da  sua organização. 

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Com uma licenciatura em Economia pela Nova School of Business and Economics e um MBA internacional pelo The Lisbon MBA – Católica | Nova | MIT Sloan, iniciou a sua carreira profissional na Hewlett-Packard Portugal na área administrativa e financeira, em 1999. Posteriormente, passou pelas empresas Leadership Business Consulting e Accenture Strategy, onde acumulou vários anos de experiência na área da consultoria de estratégia e gestão em setores como a administração pública, energia, construção, transportes, retalho e telecomunicações.

Nos últimos quatro anos, Gonçalo Faria desempenhou funções de desenvolvimento de negócio e gestão de projetos na empresa Beta-i, uma consultora global de inovação colaborativa. Durante esse período esteve envolvido em diversos projetos com foco na temática da sustentabilidade, como, por exemplo, Resource Innovation com a Sociedade Ponto Verde, Smart Open Lisboa, AspBAN – Atlantic Smart Ports Blue Accelerators Network, Bluetech Accelerator, entre outros.

Gonçalo Faria, Business Development Manager da SGS Portugal, sublinha que “é com muito entusiasmo que abraço este novo desafio profissional na SGS Portugal. Acredito no desenvolvimento sustentável e eficiente dos negócios e das empresas, e, dessa forma, pretendo identificar quais os possíveis fatores de transformação nas diferentes áreas de atuação da SGS e aplicar o meu know how para melhorar os projetos já em curso e desenvolver novos projetos”.

João Marques, Managing Director da SGS Portugal, refere ainda que “a entrada do Gonçalo Faria na estrutura da SGS Portugal representará, certamente, uma mais-valia para todos nós. Não só pela vasta experiência profissional que possui, mas também pela capacidade de identificar eixos cruciais na atuação da SGS na área da inovação e da sustentabilidade”.

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A SGS Portugal, líder mundial em inspeção, verificação, ensaios laboratoriais,  formação e certificação, recebeu a visita do Embaixador da Suíça em Portugal, Markus Alexander Antonietti, aos recentemente inaugurados laboratórios da SGS em Portugal para apresentar os projetos a decorrer, bem como as novas instalações. A visita, que contou também com a presença de Gregor Zemp, Secretário-Geral da Câmara de  Comercio e Indústria Suíça em Portugal, da qual a SGS é membro fundador desde o  momento da sua constituição em 1987, teve ainda como objetivo criar sinergias e  identificar oportunidades de colaboração entre projetos, empresas e especialistas dos  dois países.

Durante a visita foram apresentadas as áreas de negócio da SGS Portugal e quais as  principiais apostas da empresa para os próximos anos em termos de sustentabilidade,  tecnologia e inovação. Entre vários projetos e temas discutidos, foi destacada a  importância da sustentabilidade como benefício económico e foram apresentadas as  soluções desenvolvidas com base nas mais recentes tecnologias moleculares. 

As novas instalações da SGS Portugal concentram agora diversos laboratórios,  nomeadamente, SGS Multilab, Competence Centre for Molecular Biology (CCMB) e Global BioSciences Centre. O SGS Multilab conta com importantíssimas  competências na área química e microbiológica para os setores alimentar, ambiental,  industrial e produtos de consumo, representando uma importante valorização das  estruturas tecnológicas nacionais e facilitando o desenvolvimento das atividades  económicas com base em resultados fiáveis. O CCMB tem como objetivo expandir e  desenvolver a biologia molecular na rede global da SGS. E, por fim, o Global  BioSciences Centre é um dos centros de excelência do Grupo SGS, que tem como  principal missão desenvolver e orientar a implementação de serviços integrados para  uma ampla gama de indústrias e setores, com grande foco, na área ambiental, do capital  natural, biodiversidade e da gestão de ecossistemas de forma integrada.

João Marques, Managing Director da SGS Portugal, reforça que “é extremamente  importante evidenciar o enorme talento português na área da ciência e a relevância dos  projetos que estamos a desenvolver na SGS, tanto do ponto de vista da ciência, como  também do ponto de vista económico. Atualmente, a SGS Portugal integra diversos  projetos dentro da temática da sustentabilidade, tecnologia e inovação”.

Markus-Alexander Antonietti, Embaixador da Suíça em Portugal, refere que “a  sustentabilidade é uma realidade nas nossas vidas, sendo a biotecnologia e as ciências  da vida, na minha opinião, uma das principais fontes para encontrarmos soluções mais  interessantes para a economia global. Neste campo, a SGS destaca-se através da sua  a aposta permanente em equipas de investigação com tecnologia de última geração e  impressionantes centros de conhecimento e operações”.

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