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A Circle For Purpose alimenta-se de uma comunidade para a sua produção, onde se incluem marcas de moda e design sustentáveis. Os conceitos na produção de têxteis para lar e escritório são claros: #ZeroWaste e #Upcyclling.

A ideia começou a ganhar forma quando a Mafalda, uma das fundadoras, trabalhou com a primeira editora de moda sustentável da Vogue Austrália e ficou alerta para o tema da sustentabilidade. O resto da história está na entrevista.

têxteis lar

Como surgiu a ideia da Circle For Purpose e quais os foram os primeiros passos para concretizá-la?

Há cerca de 2 anos comecei a acordar para o tema da moda sustentável e ficou na minha cabeça. Em 2020, num dos meus primeiros contactos nesta área trabalhei com a Clare Press, a primeira editora de moda sustentável da Vogue Austrália, no Sustainable Angle Event, em Londres.

Pouco depois, comecei a trabalhar numa start-up em Londres, plataforma online de detergentes eco friendly e de arranjos de roupa. Aqui tenho continuamente a oportunidade de me rodear de pessoas influentes da área, tal como a Orsola de Castro, a co-fundadora da Fashion Revolution, expandindo diariamente a minha rede de contactos. Estas pessoas inspiram-me a contribuir com soluções sustentáveis e criativas de upcycling para uma indústria tão poluente. Com base nestas conversas, comecei a questionar a minha relação com roupa e a pensar em alternativas para tanto excesso de produção: como posso ajudar a construir um planeta melhor e contribuir para a consciencialização e alteração dos hábitos de consumo.

Juntei-me a uma amiga, definimos a estratégia da marca e de seguida entramos em contacto com marcas de roupa e de design de interiores de forma a confirmar que realmente havia esta falha no mercado. Depois o processo foi fluindo, com muito trabalho e de forma orgânica, e passados uns meses nasceu a Circle For Purpose.

 

Como descrevem a Circle for Purpose, enquanto marca e os seus produtos?

A palavra para descrever a Circle é, sem dúvida, disrupção.

Não só nascemos com o objetivo de consciencializar as pessoas em relação ao impacto da indústria da moda e ao excesso de consumo no planeta, como também tentamos ter uma abordagem divertida, de forma a quebrar o tom mais clássico das lojas de produtos para casa.

Em relação aos nossos produtos, penso que “qualidade surpreendente” é a melhor forma para os descrever. A resposta dos nossos clientes tem sido de grande surpresa quando se apercebem que, apesar de serem peças feitas de tecidos não desejados, não deixam de ter uma qualidade excelente. Fazemos sempre uma seleção cuidadosa de todos os tecidos com os quais trabalhamos, não aceitamos peças em mau estado e trabalhamos com materiais de qualidade tais como: lã, algodão orgânico, linho, algodão, pele, bombazine…

texteis lar - eco friendly

 

Podem explicar-nos um pouco os conceitos de Zero Waste e Upcycling e de que forma estão incorporados na Circle for Purpose?

O termo zero waste aplica-se no sentido que aproveitamos todos os têxteis possíveis, trabalhamos sempre com amostras, fins de rolo ou retalhos. Pela sua natureza, as nossas coleções são muito limitadas, com poucos exemplares de cada peça.

No que diz respeito ao upcycling, todos os tecidos que nós trabalhamos nasceram com a intenção de serem casacos, t-shirts, vestidos, amostras para capas de almofada ou até mesmo coberturas para transportadora de bebés (coques).

A nossa função é pegar nestas amostras e dar-lhes um novo propósito, como tal, o nosso processo de desenvolvimento de produto é contínuo. Uma das partes mais desafiantes do trabalho é perceber como transformar retalhos tão pequenos, como as amostras da Barreiros & Barreiros ou os pequenos cortes de tecido da Cocoon, e dar-lhes uma nova vida. Olhar para estes pequenos excedentes e conseguir criar uma peça bonita, com qualidade e prática para o nosso dia-a-dia, é realmente o mais gratificante.

têxteis

Nunca como este ano as pessoas passaram tanto tempo em casa. Isso teve impacto na procura pelos vossos produtos? Há algum que se destaque?

O website só ficou disponível há menos dum mês, como tal, ainda não deu para medir esse impacto. No entanto, vimos certamente uma grande procura dos tapetes de rato em pele – que levou à rutura de stock de algumas cores no próprio dia do lançamento.

Entendemos que esta procura se deve ao facto de que hoje em dia os dois espaços (casa e trabalho) se sobrepõem. Como tal, temos em pipeline mais novidades para facilitar o teletrabalho.

 

Têm parcerias com outras marcas sustentáveis. No que consistem estas parcerias?

Para já temos parcerias com a One of Us Kids, IMAGO, Naz (já entrevistada no Green Purpose), Cocoon, Barreiros & Barreiros e Vidi Studio – os nossos parceiros entregam-nos tecidos que não irão utilizar mais ou que tenham defeitos.

Contudo, as nossas parcerias não se limitam a tecidos – com o apoio da Struts Lisbon conseguimos, também, que as caixas onde enviamos algumas das nossas encomendas fossem produto de reutilização de caixas de sapatos que, noutra situação seriam deitadas fora.

 

O que sentem que os vossos clientes mais valorizam? Exclusividade? Sustentabilidade? Preço?

A componente sustentável tem um impacto muito forte. A Circle nasceu com o propósito de mostrar que o futuro é circular e passa por um processo educacional de conseguirmos mudar mindsets. A exclusividade é uma das nossas maiores características. Havendo poucos exemplares de cada peça faz com que tudo o que produzimos seja extremamente exclusivo e único, o que motiva os nossos clientes.

têxteis eco friendly

 

Qual o perfil do vosso cliente habitual?

Ainda é muito cedo para conseguir delinear um perfil completo, no entanto com base nestas primeiras semanas conseguimos pelo menos apontar para uma média de idades entre os 30 e os 45 anos.

 

Que ambições têm para o futuro da Circle for Purpose e onde podemos encontrar os seus produtos?

De momento estamos em contacto com marcas no Reino Unido e, aos poucos, o plano é conseguir chegar às grandes marcas que são maioritariamente responsáveis pela poluição na indústria da moda. Consideramos isso naturalmente um pipe-dream.

Apesar de sermos uma marca focada na criação de têxteis para casa e escritório, já tivemos alguns contactos para criar peças exclusivas em parceria com a Circle. De momento podem encontrar todos os nossos produtos no website e, por agora, o plano é manter a venda online exclusivamente. No futuro, se estrategicamente fizer sentido, não excluímos a possibilidade de estar presente num espaço físico.

Mafalda

Co-founder Circle For Purpose

Nascida no Porto, trabalho há 5 anos como brand manager, tendo passado por varias industrias. Comecei numa empresa global no sector da hotelaria e eventualmente mudei-me para o mundo das start ups, pelo desafio. O meu foco sempre foi fazer as marcas crescer, principalmente através da comunicação e visibilidade que as mesmas podem alcançar. Atualmente, sou a responsável do departamento de marketing de uma start up em Londres, na área da moda sustentável – a principal fonte de inspiração para a criação da Circle For Purpose.

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