Hotéis, Restaurantes e Cafés vão aumentar a reciclagem do vidro

Desafio lançado ao canal HORECA para aumentar a taxa de reciclagem de vidro inclui a instalação de 270 vidrões com baldeamento assistido e a entrega de contentores especiais a 1500 estabelecimentos para facilitar a deposição de embalagens de vidro.

por Marta Belchior

line no background news

A Sociedade Ponto Verde (SPV) e a Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem (AIVE) lançam o projeto Mais Vidro, Mais Reciclagem #Horecafazpartedasolução: que, com três modelos de atuação, vai dotar os estabelecimentos do canal HORECA com mais ferramentas para a separação de embalagens de vidro. O objetivo é contribuir para o aumento da taxa de reciclagem deste material em Portugal.

É para facilitar o processo de reciclagem das embalagens de vidro que vão ser instalados 270 vidrões com um inovador sistema para possibilitar o baldeamento assistido em diversos municípios do país, em zonas da Algar, Cascais Ambiente, Lipor e Resinorte – as empresas que fazem a gestão dos resíduos nas zonas selecionadas para o projeto piloto.

Tratam-se de ecopontos, suportados por um mecanismo tecnológico, que vão baldear automaticamente um contentor de 120lts litros de uma única vez. Desta forma o processo manual de colocação das embalagens uma a uma é anulado, o que torna a separação mais célere e eficaz.

Em paralelo, o projeto Mais Vidro, Mais Reciclagem #Horecafazpartedasolução: vai decorrer também nas valências de recolha porta-a-porta e utilização de vidrões subterrâneos junto dos estabelecimentos HORECA, sendo que, globalmente, está ainda prevista a sensibilização e capacitação dos colaboradores dos estabelecimentos aderentes.

Matosinhos, Gondomar, Espinho, Vizela, Guimarães, Cascais e alguns concelhos do Algarve fazem parte da lista de municípios abrangida pela implementação deste projeto-piloto, que terá a duração de 18 meses e que tem como objetivo chegar a 1500 estabelecimentos.

O projeto Mais Vidro, Mais Reciclagem #Horecafazpartedasolução: da responsabilidade da SPV e da AIVE surge no âmbito da estratégia definida por nove entidades do setor das embalagens de vidro que assumiram o compromisso conjunto de superar as metas da reciclagem do vidro para 2025. Atualmente a taxa de reciclagem do vidro é de 56% em Portugal e o objetivo é chegar aos 75% até 2025.

A apresentação do projeto Mais Vidro, Mais Reciclagem #Horecafazpartedasolução: decorreu ontem à tarde em Guimarães, município onde vão ser instalados os primeiros 100 vidrões de baldeamento assistido. Após os 18 meses previstos para a implementação desta iniciativa, prevê-se uma segunda fase com o alargamento a mais zonas do país.

Vídeo de demonstração do sistema de baldeamento assistido aqui.

subscrever newsletter

Artigos Relacionados