A BASF e a Henkel apostam nas matérias-primas renováveis nos produtos de consumo da Henkel

Cerca de 110 000 toneladas de matérias-primas fósseis serão substituídas por matérias-primas renováveis, utilizando a abordagem de equilíbrio de biomassa certificada da BASF

por Marta Belchior

line no background news

Ludwigshafen/Düsseldorf – A BASF e a Henkel unem forças e comprometem-se a substituir as matérias-primas fósseis por matérias-primas renováveis na maioria dos produtos na Europa de Laundry & Home Care e Beauty Care da Henkel nos próximos quatro anos. Esta parceria surge na sequência de um projeto piloto bem-sucedido com a marca de detergentes e limpeza da Henkel Love Nature em 2021. Através da cooperação das duas empresas, as 110 000 toneladas de matérias-primas fósseis serão substituídas por matéria-prima renováveis, utilizando a abordagem de equilíbrio de biomassa certificada da BASF. Como resultado, a Henkel reduzirá a sua pegada de carbono e alcançará, com as suas marcas principais, uma redução de cerca de 200 000 toneladas de emissões de CO² no total.

“Estamos muito satisfeitos em cooperar com a BASF e aumentar significativamente a participação de biomassa na nossa cadeia de valor, na qual milhões de pessoas em todo o mundo utilizam os nossos produtos, todos os dias”, refere Carsten Knobel, CEO da Henkel. “Para promover um planeta regenerativo, devemos transformar o nosso modelo de negócio a nível ambiental. Na Henkel tentamos melhorar diariamente os nossos processos e produtos, e é por isso que queremos aposta na utilização de matérias-primas renováveis e utilizar os recursos de forma eficiente, para viver num mundo neutro em carbono. Integrar a abordagem de equilíbrio de biomassa da BASF na nossa cadeia de abastecimento é um marco que nos aproxima um pouco mais do futuro sustentável em que queremos viver”.

“Estou muito orgulhoso que a Henkel reconheça os esforços que a BASF está a fazer para fornecer produtos com uma pegada de carbono reduzida”, refere Dr. Martin Brudermüller, Presidente do Conselho de Administração da BASF. “Estamos também muito felizes em apoiar uma empresa tão inovadora e pioneira a disponibilizar aos seus consumidores soluções mais sustentáveis a uma escala global. Este projeto destaca o compromisso das nossas empresas na criação de um futuro sustentável”.

A substituição de matérias-primas fósseis é possível através da abordagem de equilíbrio de biomassa da BASF: são usados recursos renováveis nas primeiras etapas de produção química. A quantidade de matéria-prima de base biológica é então alocada a produtos específicos através do método certificado.

A BASF estabeleceu uma cadeia fechada de custódia desde a matéria-prima renovável que utiliza até ao produto final. A TÜV Nord, um organismo de certificação independente, apoia a implementação prática e confirma, de acordo com o esquema de certificação REDCert2, que a BASF substitui as quantidades necessárias de recursos fósseis para o produto de biomassa equilibrada por matérias-primas renováveis.

subscrever newsletter

Artigos Relacionados