Oliveira Real portuguesa com 2225 anos, é candidata a Árvore Europeia do Ano 2022

Árvore plantada no tempo dos romanos que integra jardins do Aldeamento Pedras D’el Rei, em Tavira, é uma das nomeadas para Árvore Europeia no Ano 2022

por Marta Belchior

O Aldeamento Pedras D’el Rei, em Tavira, Algarve, apresentou a candidatura da sua Oliveira Real com mais de 2200 anos a Árvore Europeia do Ano 2022. A Oliveira Real, plantada no tempo dos romanos, integra os jardins do Aldeamento Pedras D’el Rei e é um dos pontos de maior atração para os turistas nacionais e internacionais que elegem este alojamento para a sua estadia. Nem mesmo as praias maravilhosas localizadas na zona deixam passar despercebida aquela que é a árvore que já assistiu à invasão dos mouros e a batalhas até à sua expulsão, e ainda testemunhou a fundação de Portugal. 

Muitos séculos passaram, e a Oliveira Real presente no Aldeamento Pedras D’el Rei resistiu e continua a encantar quem visita o empreendimento. Com 10,3m de altura e 11m de perímetro do tronco, foi classificada em 1984 como uma árvore de interesse público, e é agora nomeada para ser eleita a Árvore Europeia do Ano 2022, sendo o voto de todos os portugueses muito importante para elevar um dos seres vivos mais antigos de Portugal. A árvore com mais votos irá representar Portugal no concurso europeu TREE OF THE YEAR 2022. As votações estão abertas até ao dia 5 de janeiro de 2022, sendo a árvore vencedora anunciada no dia 6 de janeiro.

O respeito pela natureza, e convivência em harmonia com o meio ambiente local, é uma prioridade do Aldeamento Pedras D’el Rei, que tem a preservação da Oliveira Real como uma missão. O aldeamento está situado no coração do Parque Natural da Ria Formosa, entre Santa Luzia e Tavira, dispõe de apartamentos e moradias, inseridos em amplos espaços verdes, com o objetivo de proporcionar uma estadia agradável e em segurança, num ambiente relaxante e familiar todo o ano. 

Para votar na Oliveira Real para ser a Árvore do Ano 2022 basta clicar aqui.

Saiba mais informações sobre as Pedras D’el Rei aqui.

subscrever newsletter

Artigos Relacionados