9 entre 10 produtos da Puma serão sustentáveis até 2025

Puma quer ter 9 em cada 10 dos seus produtos fabricados a partir de materiais mais sustentáveis até 2025. Este objetivo deve ser alcançado através de fontes mais sustentáveis e recicladas.

por Marta Belchior

Em 2020, a marca de ténis PUMA adquiriu 100% dos principais materiais usados em vestuário e acessórios, como penas, viscose e algodão, a partir de fontes mais sustentáveis. Mais de 97% de materiais como o couro, o poliéster e o papelão vieram também de fontes certificadas, isto significa que cinco em cada dez produtos da marca foram feitos com materiais mais sustentáveis em 2020.

Para 2025, a marca alemã prevê aumentar a meta sustentável, alcançando 9 entre 10 produtos. Para isto acontecer, mudanças já vêm acontecendo, como 75% de todo o poliéster usado nos produtos adquiridos são de fontes recicladas. “Estamos demonstrando um objetivo de crescimento, de melhora e também de metas claras do que precisamos atingir até lá. Em 2019, por exemplo, na questão do algodão, reduzimos em 13 bilhões de litros de água apenas no cuidado do cultivo do algodão”, comenta Kadow.

Outro número grandioso é a quantidade de garrafas plásticas recicladas, 2 milhões em 2020. Com o PET reciclado de países como Haiti, Honduras e Taiwan, foi desenvolvida a coleção First Mile, com jaquetas, bonés, calças e tênis. Ainda que a produção de roupas com plástico reciclado não seja comum entre as manufaturas, “A questão do consumo de matérias primas sustentáveis é tão importante para o planeta, que precisamos investir tornar uma prática comum, e assim será possível ter um ganho em cima disso”, explica Kadow sobre o custo superior na produção das peças em comparação com outros materiais sintéticos (e não tão verdes) disponíveis no mercado.

Após estabelecer a primeira estratégia de sustentabilidade há mais de 20 anos, a marca definiu uma lista de metas a atingir como a 10FOR25, que visa tornar a empresa mais sustentável. As metas incluem temas como o clima, direitos humanos, biodiversidade e economia circular.

Em 2021, a PUMA lançou várias coleções com foco na sustentabilidade. Procurou repensar os resíduos com a coleção ReGen, feita a partir de resíduos próprios da marca e outros materiais reciclados: sobras de couro e de algodão e poliéster feito de plástico reciclado. A coleção Exhale, que foi feita com a modelo e ativista do clima, Cara Delevingne, usa poliéster reciclado e procura compensar a pegada de carbono da marca.

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