Soalheiro Alvarinho Clássico conquista a certificação vegan

Soalheiro Alvarinho Clássico, depois de ter sido o primeiro vinho da marca a adotar a garrafa sustentável, é também o primeiro do seu portefólio a incorporar a certificação vegan.

por Marta Belchior

2021 traduziu um ano de incerteza na vinha, com desafios que obrigaram os viticultores a um cuidado especial e adaptado às condições de cada momento de um ano que para a viticultura foi sempre imprevisível. Ainda assim, as mais de 150 famílias de produtores locais que trabalham lado a lado com o Soalheiro, apesar das condições irregulares a que foram sujeitos, basearam-se num conhecimento profundo  do lugar e do tempo que passa de geração em geração para, neste ano difícil, conseguirem uvas com características singulares como o ano que as viu nascer, com a qualidade de sempre, dando origem a uma colheita mais fresca e ideal para trabalhar na adega uma característica cada vez mais valorizada pelo Soalheiro: a precisão.

Os vinhos do Soalheiro têm como objetivo primordial refletir o Território de onde nascem e as características únicas de cada ano, mantendo a consistência e a identidade, sendo o exemplo paradigmático disso o Soalheiro Clássico: não muda, reinventa-se. Um vinho intemporal que é o porta-estandarte da veia inovadora do Soalheiro, sendo que este carácter reflete-se também no compromisso para com a sustentabilidade: depois de no ano passado ter estreado a garrafa de design eco-eficiente que entretanto se alargou a quase todas as outras referências, este ano é p primeiro vinho da marca a receber a certificação vegan. Apesar de já o ser há muitos anos, este reconhecimento vem estimular a organização de procedimentos internos, refletindo-os externamente e, ao mesmo tempo, assegurar a confiança do consumidor. Reforçando o seu posicionamento como um vinho mais inclusivo e totalmente adaptado às exigências dos mais diversos perfis de consumidor, este reconhecimento soma-se às certificações já detidas pela marca, nomeadamente em investigação e desenvolvimento, ambiental, entre outras. 

Para Luís Cerdeira, gestor e enólogo do Soalheiro,a sustentabilidade e a conservação da essência dos processos de produção é parte da nossa natureza, resultado do nosso respeito pelo Território e por aquilo que ele nos oferece. Abraçámos já a certificação biológica das nossas vinhas, o que nos permitiu, também, aumentar o conhecimento e a biodiversidade nas parcelas. A certificação ambiental é reflexo do desenvolvimento de uma consciência coletiva de toda a nossa equipa. E a certificação vegan vem, agora, atestar aquilo que temos vindo a cumprir, desde há vários anos, e que reforça o caráter do Soalheiro como marca que aposta no conhecimento para promover a inovação e a inclusão”.

subscrever newsletter

Artigos Relacionados