Frosch – Marca Pioneira em Produtos de Limpeza Ecológicos

por Ricardo Lopes

Chamou-nos a atenção o facto da Frosch ser 100% sustentável e existir desde 1986, altura em que as preocupações ambientais não estavam na ordem do dia. Ou estavam?

Em conversa com José Espín, Diretor Geral da Búfalo Werner & Mertz, grupo a que pertence a Frosch, descobrimos que há cerca de 20 anos que em mercados como o Alemão, Austríaco e Francês a sustentabilidade já é tema. E que “na Alemanha, os produtos ecológicos já lideram categorias de mercado face a outras marcas convencionais (não-sustentáveis)”.

Para lá disto, descobre na entrevista como framboesa e a alecrim são importantes para a limpeza, como se pode ser uma empresa 100% sustentável e quais as ambições da marca para Portugal.  

 

A Frosch nasceu em 1986 na Alemanha, já com um propósito sustentável. O que inspirou o nascimento da marca, numa altura ainda tão precoce das preocupações com o ambiente?

O Grupo Werner & Mertz conta com mais de 150 anos de história e com uma tradição empresarial de mudar o mercado com novos desenvolvimentos, aumentar os benefícios para o consumidor com novos produtos e proteger o ambiente com melhores fórmulas.

Em meados da década de 1980, a proteção ambiental ganha maior relevo tornando-se cada vez mais importante à medida que crescia a consciência pública, impulsionada, em parte, por catástrofes ambientais. Como resultado desta nova consciência ambiental, nasce a marca Frosch, em 1986, na Alemanha, sendo pioneira no desenvolvimento de produtos ecológicos. 

 

Como têm, enquanto marca, visto a evolução em relação à sustentabilidade? E que impacto essa evolução tem tido na Frosch?

A sustentabilidade é uma tendência em rápido desenvolvimento, especialmente em países como Alemanha, Áustria e França onde esta consciência ambiental tem vindo a ganhar força há mais de duas décadas. Em países como Portugal, Espanha ou Itália, a consciencialização relacionada com a sustentabilidade não teve a mesma expressão, mas nos últimos anos, a taxa de crescimento anual superior a 30% nos nossos mercados, indica que cada vez mais, a sustentabilidade é uma questão que preocupa a população. As pessoas estão cada vez mais conscientes que é necessário contribuir para o cuidado do nosso ambiente e integrar, no seu dia-a-dia, formas de vidas mais sustentáveis, mudando as decisões de consumo e procurando produtos ecológicos que minimizem o impacto ambiental.

A preocupação pelas alterações climáticas, a poluição fruto do uso indevido do plástico e as emissões de CO2 são temas que aparecem diariamente nas notícias.

Para a Frosch, pioneira em sustentabilidade e líder na comercialização de produtos ecológicos para a limpeza de casa, o desenvolvimento exponencial desta tendência permitiu-lhe manter a liderança indiscutível no sector, ao mesmo tempo que atua sinergicamente no desenvolvimento do mesmo.

Por exemplo, na Alemanha, os produtos ecológicos já lideram categorias de mercado face a outras marcas convencionais (não-sustentáveis).

Frosch - produtos ecológicos de limpeza

Como se reflete a preocupação com o ambiente no processo produtivo da Frosch?

Sendo uma empresa integralmente sustentável, a nossa preocupação vai para além da comercialização de produtos com fórmulas compostas por ingredientes naturais, veganos, não testados em animais, livres de microplásticos e com embalagens 100% recicladas e 100% recicláveis.

Estendemos a sustentabilidade ao processo produtivo, sendo as nossas fábricas neutras em emissões e onde produzimos mais de 70% da energia necessária através de painéis solares, energia eólica e turbinas hidráulicas localizadas nas nossas instalações. Também utilizamos energia geotérmica na climatização da nossa sede cujo edifício recebeu inúmeros prémios pelo seu design sustentável.

O que faz dos produtos da Frosch verdadeiramente sustentáveis?

A marca Frosch já nasceu com este propósito e por isso, o design dos nossos produtos, sistemas de produção e instalações foram concebidos para que possamos funcionar num processo de economia circular. É por isso que os produtos Frosch são integralmente sustentáveis. 

As nossas fórmulas são baseadas em ingredientes naturais e procuramos que as fontes dos nossos tensoativos sejam do Km0 europeu, o que também contribui para a manutenção do meio rural na Europa.

A água necessária para a produção dos produtos Frosch é obtida do rio Reno, que passa junto à nossa fábrica, é purificada para assegurar a qualidade das nossas fórmulas e a água excedente é devolvida ao rio, mais limpa do que quando entrou.

As nossas embalagens são recicladas, ou seja, proveem de plástico que já foi utilizado anteriormente. Também são recicláveis, pelo que poderão voltar a ser recicladas várias vezes após o seu consumo.

As matérias-primas naturais que utilizam nos produtos que impacto têm no produto que chega ao consumidor?

Na natureza, as plantas, frutas, sementes e raízes têm várias propriedades.

O uso de ingredientes naturais nas fórmulas permite-nos aproveitar essas propriedades para dar uma maior eficácia ao produto, como por exemplo, o uso de vinagre de framboesa como anticalcário, o alecrim com as suas propriedades desinfetantes ou os citrinos com as propriedades desengordurantes. Além disso, estes ingredientes naturais aportam um agradável perfume que torna a limpeza com os nossos produtos uma agradável experiência.

Com os productos Frosch mantemos a nossa casa livre de químicos prejudiciais para a saúde, especialmente nos mais vulneráveis, tais como crianças ou animais de estimação.

 

Os processos da Frosch são certificados? E têm recebido reconhecimentos por eles?

A Frosch está comprometida com o ambiente a 360º. Desde a composição dos seus produtos e embalagens, até aos processos de produção e gestão ambiental orientados para a excelência ecológica.

A empresa dispõe de rigorosas certificações e de numerosos prémios e distinções que garantem o seu bom desempenho ambiental tais como EMAS, ISO 50001, Most Trusted Brand, entre outros.

O selo Cradle to Cradle, que talvez seja pouco conhecido do público em geral, é o que mais nos orgulha, já que certifica que tudo o que fazemos está baseado numa economia circular.

Os nossos productos também são certificados pelo Ecolabel em todas as categorias auditadas por este organismo europeia.

Frosch - produtos de limpeza ecoológicos

O que fez a Frosch apostar agora no mercado português?

O grupo Werner & Mertz está presente em Portugal há vários anos, com a marca de cuidados do calçado Búfalo.

O rápido desenvolvimento de produtos ECO na Europa nos últimos anos, e a nossa experiência direta na tendência de mudança também no mercado espanhol, levou-nos a considerar o lançamento da Frosch, há 2 anos, em conjunto com os nossos distribuidores em Portugal.

Poder oferecer ao consumidor português a marca líder europeia de produtos de limpeza ecológica é fundamental para o grupo Werner & Mertz e dado que as circunstâncias não permitiram desenvolver por essa via de negócio, decidimos investir na criação de uma equipa própria para expandir o nosso negócio em Portugal.

Quais são as ambições da Frosch no mercado português e onde os portugueses podem encontrar os seus produtos?

A nossa ambição é que o consumidor português possa encontrar os nossos produtos em qualquer estabelecimento do país. Por isso, estamos em contacto com as principias cadeias e grupos de distribuição, a maioria dos quais já são clientes graças à nossa marca de cuidados do calçado Búfalo, líder de mercado também em Portugal.

Frosch é a marca líder europeia de produtos de limpeza ecológicos para a roupa e para a casa. Em Espanha, sem ir muito longe, conta com uma quota de mercado nas categorias de produtos de limpeza ecológicos superior a 65%. Acreditamos que, em 2 ou 3 anos, a situação em Portugal seja a mesma e que também seremos capazes de liderar o mercado de produtos de limpeza ecológicos.

José Espín

José Espín 

Diretor Geral da Búfalo Werner & Mertz

Licenciado em Economia pela Universidad de Barcelona, ​​MBA pela ESADE e Kelly School of Business (Indiana University). Tem uma experiência de mais de 25 anos em multinacionais, ocupando vários cargos em marketing, trade marketing e vendas em mercados de consumo. Destaca-se  a sua passagem de quase 3 anos por Lisboa, enquanto trabalhava na Henkel Portugal para as divisões de Home and Laundry Care e Beauty Care. 

Professor convidado da ESADE no departamento de Marketing. Embaixador do pacto climático da EU. Voluntário ativo para diversas ONGs e fundações, como coordenador do banco de alimentos, doador a diversos hospitais e organizações de defesa do meio ambiente. Apaixonado pela natureza e pelo desafio de construir um mundo mais sustentável com a ajuda de sua equipa, família, amigos e clientes.

 

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