Etiqueta:

desflorestação

line no background news

O Baldio dos Carvalhais, em são Pedro do Sul, foi uma das áreas afetadas pelo incêndio de 2016 pelo que precisa de uma ação de reflorestação urgente. Foi assim que dia 11 de março a TK Elevator, empresa líder no setor de elevadores, plantou 400 árvores autóctones em Portugal, no âmbito da sua campanha de reflorestação e compensação das emissões de CO2. 

Esta iniciativa de reflorestação está a ser levada a cabo em toda a Península Ibérica e decorre de um projeto maior de sensibilização dos clientes para a transição para a fatura eletrónica. Ou seja, a TKE pretende acabar com o papel excessivo nos seus serviços e, desta forma, contribuir para reduzir a desflorestação em toda a Península. Para sensibilizar os clientes para esta transição, a TKE comprometeu-se a plantar uma árvore por cada nova fatura eletrónica. 

A campanha de sensibilização é impulsionada por quatro objetivos:

  1. Alcançar 50% da faturação eletrónica em Portugal;
  2. Retirar gradualmente do mercado os produtos e serviços que envolvam consumo excessivo de energia e recursos naturais;
  3. Treinar funcionários, fornecedores e cadeia de valor em práticas e padrões de produção e consumo sustentáveis;
  4. Compensar as emissões de CO2 através de projetos de reflorestação.

Desta forma, a TKE reafirma o seu compromisso de luta contra as mudanças climáticas, e Ricardo Malheiro, Diretor-Geral da TK Elevator Portugal reforça: “Estamos tremendamente orgulhosos por organizar esta iniciativa de reflorestação e, desta forma, reforçar o nosso empenho e compromisso para com o ambiente. Com a ajuda de 140 voluntários em toda a Península, vamos cumprir a nossa meta e reflorestar quatro florestas até ao final de outubro.”

A ação conta com a colaboração da Bosquia, uma empresa social que procura cuidar e proteger as florestas, e a plantação das 400 árvores em Portugal só foi possível devido à participação de dezenas de colaboradores voluntários na ação.

subscrever newsletter

63 visualizações

A Springfield, marca de casualwear pertencente ao grupo Tendam, acaba de lançar a primeira etapa do projeto #SpringfieldFlorest em Portugal, após o sucesso da primeira edição em Espanha. Enquanto iniciativa R[ECO]NSIDER – a label desenvolvida pela marca que declara a sua preocupação com o planeta e o  compromisso na proteção do meio ambiente – o objetivo da #SpringfieldFlorest centra-se de forma direta na criação de riqueza florestal em zonas fortemente castigadas pela desflorestação.

Desde o arranque do projeto, já foram plantadas em Espanha 30.000 árvores na região de Burgos e 20.000 árvores na Galiza, ajudando a recuperar não só florestas, mas também todo o ecossistema com espécies autóctones. Este ano, a Springfield plantará em duas zonas gravemente afetadas pelos incêndios de 2017: na província espanhola de Pontevedra (outras 20.000 árvores) e na zona de Varandas do Tejo (20.000 árvores), no município de Gavião, em Portugal.

É com orgulho que abraçamos a iniciativa #SpringfieldFlorest em Portugal. Coleção após coleção, a marca caminha firme na direção da sustentabilidade, não apenas na utilização de matérias-primas mais ecológicas, como no uso de tecnologias que permitam eliminar processos químicos e poupar recursos. É uma missão pelo planeta, mas também pelo cliente,” afirma Alexandre Mendes, Diretor de Marketing Tendam Portugal. “Por seu lado, o reflorestamento, enquanto um dos métodos mais eficazes para restaurar o equilíbrio ambiental e conservar a biodiversidade, é um passo à frente que há muito queríamos dar. E poder apoiar esta causa localmente numa zona afetada pelo flagelo que são os incêndios florestais é um enorme privilégio,” acrescenta. 

Serão mais de 20.000 as árvores autóctones plantadas em Portugal, distribuídas por aproximadamente 25 hectares. O projeto será operacionalizado pela Anefa em parceria com a Câmara Municipal de Gavião envolvendo na reflorestação voluntários e instituições de ensino da zona afetada, utilizando um sistema manual que permite uma plantação mais localizada.

Aos clientes Springfield é, uma vez mais, dada a oportunidade de se envolverem através da comunidade @springfieldmw no Instagram – por cada hashtag #SpringfieldFlorest partilhado, a marca planta uma árvore. A campanha já se encontra a decorrer em todas as lojas e online.

Pequenas ações que mudam o mundo. 

subscrever newsletter

145 visualizações