Bankinter é eleito como um dos bancos mais sustentáveis do mundo

O Banco Bankinter será listado pelo quarto ano consecutivo no prestigiado Índice Dow Jones Sustainability Index, tanto na Europa como no mundo, o que representa o reconhecimento da sua gestão global no que diz respeito ao seu desempenho ambiental, social e de governo corporativo.

por Marta Belchior

O Bankinter renovou a sua posição na lista das empresas que integram o Dow Jones Sustainability Index (DJSI) mundial. Desta forma, o Banco continuará a figurar, pelo quarto ano consecutivo, no mais conceituado índice internacional na área da sustentabilidade.

Ao revalidar a sua permanência no DJSI, o Bankinter vê reconhecida a sua política de Sustentabilidade, que tem implementado através de sucessivos planos.

Pedro Guerrero, Presidente do Bankinter e também Presidente do Comité de Sustentabilidade do Banco, afirmou que “continuar a fazer parte do Dow Jones Sustainability Index é, naturalmente, um grande reconhecimento do nosso desempenho guiado pelos critérios ambientais, sociais e de governo, denominados ASG, mas também nos incentiva, como banco, a prosseguir no caminho traçado, já há alguns anos, relativo à sustentabilidade. Manteremos os nossos esforços para avançarmos ainda mais e sermos um Banco que contribua para o desenvolvimento sustentável e inclusivo”.

O Bankinter está incluído no DJSI, fazendo parte do grupo dos 24 bancos com a melhor gestão integrada do mundo nos critérios ASG (ambiental, social e bom governo corporativo). A escolha foi divulgada recentemente pela S&P Dow Jones Indices, após análise de um total de 242 instituições financeiras internacionais.

O Bankinter obteve a pontuação máxima nas áreas de gestão da relação com os Clientes e de reporte de informação ambiental e social, sendo de destacar também os aspetos relacionados com a atração e retenção de talento, práticas laborais, o desenvolvimento do capital humano, estratégia fiscal e a proteção da privacidade.

Da mesma forma, o Banco continuará a fazer parte do Dow Jones Sustainability Index europeu, no qual está inserido no grupo dos nove melhores bancos em gestão sustentável. 

Para o Bankinter, a permanência nestes índices bolsistas é fundamental, pois representa o reconhecimento do esforço de todos os profissionais que o integram, sendo a sustentabilidade uma prioridade estratégica e cada vez mais transversal na organização. 

A instituição aborda a sua gestão ambiental assumindo o desafio e a responsabilidade de operar com o máximo de respeito pelo ambiente, tomando as medidas necessárias para atenuar o seu impacto ambiental direto e indireto, contribuindo assim para o combate ao fenómeno das alterações climáticas.

Para isso, o banco identificou, mediu e controlou tanto os impactos diretos que a sua atividade produz, como os indiretos gerados nas operações de financiamento e investimento, bem como na gestão responsável da cadeia de fornecedores e subempreiteiros.

Para além disso, o Bankinter calcula a pegada de carbono associada ao uso dos canais de comunicação à disposição dos seus clientes, para fomentar e favorecer o uso dos canais mais ecológicos.

subscrever newsletter

Artigos Relacionados