BCG e CDP lançam plataforma baseada em IA que mede as emissões de CO2 das empresas

A plataforma 'CO2 AI Product Ecosystem' fornece uma solução para organizações, fornecedores e clientes partilharem os seus dados de impacto ambiental e apresenta soluções para alcançarem a neutralidade carbónica

por Marta Belchior

line no background news

Boston Consulting Group (BCG) e a CDP, uma entidade que estabelece o standard para a monitorização ambiental, lançam a plataforma CO2 AI Product Ecosystem, que permite às empresas otimizar as suas emissões, através da partilha de dados de impacto ambiental relativos aos seus produtos, de uma forma segura, mensurável e orientada para a ação.

Com o objetivo de acelerar o processo de descarbonização das organizações, a plataforma baseada em inteligência artificial (IA) traz transparência ao impacto ambiental de cada empresa e permite a medição precisa das emissões que ocorrem na cadeia de valor. Desta forma, será possível que todos os membros de um ecossistema empresarial troquem dados de uma forma fácil e segura.

A parceria entre a BCG e a CDP deu também origem ao relatório Engaging the chain: driving speed and scale, que revela que, embora estejam a ser feitos progressos no que respeita aos impactos ambientais diretos das empresas, apenas 38%, 47%, e 16% daquelas que elaboram relatórios de sustentabilidade estão a envolver-se com os seus fornecedores nas alterações climáticas, desflorestação e segurança da água, respetivamente.

Para a BCG, a parceria com a CDP representa o próximo passo no desenvolvimento da plataforma, uma solução completa alimentada por IA que empresas de todas as indústrias podem implementar para quantificar as suas emissões atuais e encontrar formas de as reduzir à escala.

O programa Supply Chain do CDP é atualmente a referência para a recolha de dados de sustentabilidade a nível empresarial. Esta parceria irá complementar e expandir o trabalho existente do CDP na divulgação de dados de âmbito 3 (referentes à cadeia de valor de uma empresa que reporte o seu impacto) e expandir os seus dados relativos a produto, com acesso a importantes capacidades tecnológicas e infraestruturais.

Mais informações sobre a plataforma disponíveis aqui.

subscrever newsletter

Artigos Relacionados