Necessidade de eliminar os plásticos de uso único

Primeiro Relatório de Progresso do "Pacto Português para os Plásticos" dá a conhecer os resultados e as metas definidas para reduzir o plástico de uso único.

por Marta Belchior

O evento de Apresentação do Primeiro Relatório de Progresso do “Pacto Português para os Plásticos”, que terá lugar no dia 25 de novembro, quinta-feira, entre as 10h e as 13h, no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro, e é reservado aos representantes de membros da iniciativa e à comunicação social.

O Pacto Português para os Plásticos promovido e liderado pela Associação Smart Waste Portugal, e pertencente à Plastics Pact Network da Fundação Ellen MacArthur, é uma iniciativa colaborativa que une diferentes atores da cadeia de valor nacional do plástico, com uma visão comum de promover a transição para uma economia circular dos plásticos em Portugal, garantindo o fim da poluição de plástico.  A iniciativa conta, atualmente, com mais de 100 entidades membro, contando também com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, e com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e Ação Climática; Ministério da Economia e Transição Digital; e Ministério do Mar.

Para garantir o cumprimento da visão comum, os membros do Pacto Português para os Plásticos comprometeram-se a atingir, até 2025, as seguintes Metas:

  • Eliminar os Plásticos de Uso Único Problemáticos e/ou Desnecessários;
  • 100% das Embalagens de Plástico são Reutilizáveis, Recicláveis ou Compostáveis;
  • 70% de Taxa de Reciclagem de Embalagens de Plásticos;
  • 30%, em média, de Incorporação de Plástico Reciclado em Novas Embalagens de Plásticos;
  • Sensibilizar e Educar os Consumidores para o Uso Responsável, Sustentável e Circular dos Plásticos;

O Pacto Português para os Plásticos irá apresentar o Primeiro Relatório de Progresso da iniciativa. Pela primeira vez, dar-se-á a conhecer a todos os portugueses a evolução e o resultado, do esforço colaborativo dos vários membros da iniciativa para garantir uma maior circularidade dos plásticos.

O Primeiro Relatório de Progresso do Pacto Português para os Plásticos mede o desempenho, de forma agregada, dos membros da iniciativa em relação às 5 Metas 2025, relativamente aos anos 2019 e 2020. Através deste relatório ficaremos a conhecer:

  • Quais os plásticos de uso único problemáticos e/ou desnecessários que já foram, ou estão em vias, de ser eliminados;
  • Qual a percentagem de embalagens de plástico que já são recicláveis em Portugal;
  • O valor da taxa de reciclagem de embalagens de plástico do nosso país;
  • A percentagem média de incorporação de plástico reciclado nas novas embalagens;
  • A visão dos portugueses para a circularidade dos plásticos;
  • A visão dos membros para a necessidade de uma redução do consumo de plástico virgem;

O evento de apresentação do Primeiro Relatório de Progresso da iniciativa contará com a presença de um representante da Fundação Ellen MacArthur e com um painel de discussão denominado “Plásticos 100% Sustentáveis: Como e Quando?”, convidando representantes de diversos quadrantes – academia, indústria, governo, empreendedores e ativistas – a discutir o que falta fazer para concretizar uma verdadeira economia circular dos plásticos em Portugal.

subscrever newsletter

Artigos Relacionados