Em 2022, o GEOTA desafia os portugueses a proteger os oceanos

"Emergência Oceano" é o nome da nova campanha Coastwatch 2021-2022, promovida pelo GEOTA, que já arrancou e apela à participação de todos os cidadãos.

por Marta Belchior

O GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do  Território e Ambiente, lança a 32ª Campanha, para o ano 2021/2022, com a temática  “Emergência Oceano”, adaptada a todas as idades. Tem como objetivo promover a  educação ambiental para a sustentabilidade, a cidadania participativa e o voluntariado  ambiental. As inscrições já estão abertas. 

A 32ª campanha Coastwatch “Emergência Oceano” é dirigida a todos os cidadãos e  pretende alertar e sensibilizar para os problemas que os oceanos enfrentam,  nomeadamente o aquecimento das águas, a acidificação, a sobre-exploração de  recursos, a aquacultura não sustentável e a poluição por contaminação, de resíduos e  sonora. Também a contaminação genética e das espécies invasoras, que conduz à  destruição de habitats, a perda de biodiversidade e de recursos marinhos, são alguns  dos temas destacados pela nova campanha. 

O projeto Coastwatch apela à realização de percursos pedestres nas zonas  costeiras portuguesas, fora da época balnear, com observação e registo de importantes  informações ambientais, como animais, algas, plantas e qualidade das entradas líquidas  de água doce e sempre que possível a recolha de lixo marinho. 

As saídas de campo Coastwatch podem ser realizadas de forma individual ou em grupo, como famílias, vizinhos, amigos, empresas, comunidades educativas ou associações.  As zonas costeiras são escolhidas pelos participantes e monitorizadas com o material  pedagógico Coastwatch adaptado a diferentes escalões etários. 

Só com cidadãos pró-ativos e com conhecimento é possível intervir junto de quem gere as nossas zonas costeiras para que sejam tomadas decisões esclarecidas e que visem  a sua proteção. O Coastwatch Portugal é uma das formas como a sociedade civil pode  contribuir eficazmente para intervir na proteção das zonas costeiras”, completa Carla  Pacheco.

Em Portugal, a coordenação do Coastwatch Portugal é realizada há 32 anos pela  associação ambientalista GEOTA com o apoio voluntário de escolas, associações,  escuteiros, ONG’s, municípios, organismos do Estado, entre outras entidades, algumas  das quais são coordenadores regionais do Projeto Coastwatch e cidadãos de todo o  país. 

Informações e inscrições 

subscrever newsletter

Artigos Relacionados