INDAQUA é a entidade mais premiada no setor da água

INDAQUA recebe 23 Selos de Qualidade dos Serviços de Água, o que a torna o Grupo com o maior número de distinções concedidas pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, em 2020 e 2021.

por Marta Belchior

A cada ano, a entidade que regula o setor da água reconhece as empresas que se evidenciaram pela qualidade no abastecimento de água para consumo humano e no saneamento de águas residuais urbanas. Após a paragem forçada pela pandemia, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) divulgou os Selos de Qualidade relativos a 2020 e 2021, tendo a INDAQUA assumido a liderança em ambos.

Em 2019 – a última edição realizada –, a ERSAR tinha já atribuído sete distinções a esta entidade gestora, que garante água e saneamento a mais de 600 mil pessoas. Desta vez, foi atribuído um total de 23 galardões, distribuídos pelos dois anos e por todas as concessões municipais detidas pelo Grupo, que ficam agora habilitadas à atribuição dos Prémios de Excelência de Serviço, que reconhecem a melhor entidade em cada uma das categorias.

Em relação ao ano de 2020, foram atribuídos às (na altura) seis concessões da INDAQUA treze Selos de Qualidade, nas categorias de “Qualidade do serviço de abastecimento público de água (ao consumidor)”, “Qualidade exemplar de água para consumo humano” e “Qualidade para o uso eficiente da água”. A INDAQUA Fafe recebeu uma distinção, enquanto a INDAQUA Feira e a INDAQUA Matosinhos receberam três. Às concessões de Santo Tirso/Trofa, Oliveira de Azeméis e Vila do Conde foram entregues dois selos. 

Este ano, a INDAQUA recebeu dez Selos de Qualidade, distribuídos por cinco concessões. O Grupo foi distinguido nas categorias de “Qualidade do serviço de abastecimento público de água (ao consumidor)”, “Qualidade exemplar de água para consumo humano” e “Qualidade do serviço de saneamento de águas residuais urbanas (ao consumidor)”. Foram atribuídos três selos à INDAQUA Matosinhos, dois selos às concessões de Fafe, Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis, juntando-se ainda a INDAQUA Vila do Conde com um selo. 

O CEO do Grupo INDAQUA, Pedro Perdigão, refere que “É com muita honra que a INDAQUA recebe os Selos de Qualidade ERSAR, sendo reconhecida como entidade prestadora de serviços de excelência, assim como pela gestão eficiente dos recursos hídricos. Distinguir e incentivar a excelência tem também grande importância para o setor, como um todo, pois é garantia de que continuaremos o caminho que tem sido feito no sentido da melhoria contínua da qualidade destes serviços”.

Os “Selos de Qualidade ERSAR” são um mecanismo de premiação das entidades que cumprem os critérios rigorosos para avaliação da água, desde a qualidade, ao uso eficiente de água, abastecimento público e saneamento – categorias onde INDAQUA foi múltiplas vezes distinguida. A cerimónia de entrega dos Selos de Qualidade e Prémios de Excelência da ERSAR está integrada na 16.ª Expo Conferência da Água, que vai contar com a presença de agentes reconhecidos das áreas da água e ambiente, sendo palco de debates sobre o tema da água, os seus principais desafios e oportunidades – uma urgência na preparação para o futuro.

subscrever newsletter

Artigos Relacionados